BrasilCâmara dos DeputadosMulherPolíticaSUS

CCJ aprova projeto que prevê atendimento humanizado a mulheres no SUS

Se não houver recurso para votação em Plenário, proposta seguirá para o Senado.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto que estabelece atendimento humanizado no Sistema Único de Saúde a mulheres.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que  retomou a versão original do Projeto de Lei 119/19, da deputada Renata Abreu (Pode-SP), que havia sido alterado em comissões anteriores para prever atendimento humanizado no âmbito do SUS de modo geral. 

O texto estabelece que o SUS deve garantir ações de atenção humanizada às mulheres em situações relacionadas à mortalidade materna, violência doméstica e sexual, climatério e menopausa, saúde mental e gênero, doenças crônico-degenerativas e câncer ginecológico.

A atenção humanizada também deve ser prestada em ações relacionadas à saúde de adolescentes, mulheres negras, indígenas, lésbicas, mulheres residentes e trabalhadoras na área rural e mulheres em situação de prisão. 

A proposta tramita em caráter conclusivo e, por isso, poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Related posts

Basquete: Brasil termina a Copa do Mundo 3×3 masculina no Top 4, melhor campanha da história

Fulvio Bahia

Brasil passa a adotar esquema de dose única contra o HPV

Fulvio Bahia

Em reunião com Cônsul da Polônia, Ana Paula Matos discute políticas públicas para Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais