Câmara dos DeputadosCiênciaDrogasPesquisasSaúde

Audiência na Câmara debaterá cadeia produtiva da cannabis para fins medicinais

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (24) a cadeia produtiva da cannabis para fins medicinais e como forma de diversificação renda para agricultores familiares.

A audiência proposta pelo deputado Padre João (PT-MG) será realizada no plenário 15, a partir das 9h30. “O cultivo da maconha em território nacional será uma alternativa para diversificação dos agroecossistemas e das atividades produtivas no campo, em especial a agricultura familiar, promovendo trabalho, renda e inclusão social”, afirma o deputado.

Confira alguns convidados confirmados:

  • Sr. Rodrigo Cariri – Coordenador-Geral de Atenção Especializada – SAES/MS – Representante do Ministerio da Saúde;
  • Marta Machado, Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério Justiça e Segurança Pública;
  • Andréa Donatti Gallassi, Coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas da Universidade de Brasília (UnB);
  • Angela Aboin Gomes, representante da Federação das Associações de Cannabis Terapêutica (AFACT);
  • Christina Maria Grupioni, Presidente da Associação Comunitária Liamba Agroecológica da Mata (ACOLHAM);
  • Edjane Rodrigues Silva, Secretária de Políticas públicas, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG);
  • Saulo Lucio Dantas, Membro do Setor de Direitos Humanos do Movimento Sem Terra – MST.

Projeto parado na Câmara

Projeto de Lei 399/2015, que prevê regulamentar os usos medicinal e industrial da cannabis, está parado na Câmara dos Deputados. Cabe ao presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas-AL), colocá-lo novamente em pauta, após recurso apresentado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), em junho de 2021, que pede que o projeto seja votado pelo plenário da Câmara, e não siga direto para o Senado. O PL 399 já foi aprovado por comissão especial da Casa.

Na última votação houve 17 votos favoráveis e 17 contrários à proposta, e a PL foi aprovada com o voto do relator, Luciano Ducci (PSB-PR). Com a aprovação, por ser uma matéria de caráter conclusivo, o fluxo seria seguir direto para o Senado, porém os deputados entraram com um recurso e o PL deverá ser votado em plenário. Após isso, caso aprovado na Câmara, seguirá para análise no Senado e ainda precisará passar pela sanção do Presidente da República.

Entenda melhor do PL399

Projeto de Lei 399/15 dispõe sobre a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da cannabis em sua formulação para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais.No PL 399 o cultivo para fins medicinais autoriza apenas as pessoas jurídicas, como empresas, associações de pacientes e organizações não governamentais. Conforme as normas o plantio deverá ser feito em estufas, com acesso controlado e com segurança.

O cultivo em ambiente aberto somente será permitido para o cânhamo de uso industrial, que também exigirá responsável técnico, para atestar o teor de até 0,3% de delta-9-Tetra-hidrocanabinol (THC), com acesso de entrada controlado e por meio de cercamento. As exigências também valem para o armazenamento de sementes. O cultivo caseiro e o consumo recreativo não entram em discussão no projeto.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Divulgação

Related posts

Alagoinhas: município será único representante da Bahia no 51º congresso nacional de saneamento

Fulvio Bahia

ALBA: Assembleia oferece vacinas em parceria com a Sesab

Fulvio Bahia

Brasil pode retomar certificação de país livre de sarampo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais