CensuraImprensaJustiça

STF derruba censura de reportagem do Intercept Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux revogou no último dia 25, censura feita a reportagem do site Intercept Brasil, em decisão liminar. Em setembro, a publicação, que falava sobre o assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete, foi retirada do ar por determinação do Tribunal de Justiça da Bahia.

Segundo o Intercept, a remoção buscava ocultar a forma brutal que a líder e seu filho, Binho do Quilombo, foram assassinados por pistoleiros e sua luta contra a instalação de um aterro sanitário da empresa Naturelle. O proprietário dela é o empresário Vitor Souto, filho do ex-governador da Bahia Paulo Souto.  O lixão está localizado ao lado do território quilombola, Pitanga dos Palmares.

Na decisão, Fux defende que a liberdade de expressão permite a divulgação das informações contidas na reportagem. E acrescenta que no texto não há nenhuma parte justificável de censura: “No presente caso concreto, ao menos em sede de cognição não exauriente, não se verifica situação apta a possibilitar a excepcionalíssima intervenção do Poder Judiciário para a remoção de conteúdo jornalístico veiculado, com o tolhimento da liberdade de expressão e informação”.

Fonte: Portal dos Jornalistas
Imagem: Divulgação

Related posts

Condege divulga nota técnica detalhada sobre as ilegalidades e inconstitucionalidades do Projeto de Lei 1.904/2024

Fulvio Bahia

Após a milésima captura, 11 pessoas são presas com a ajuda do Reconhecimento Facial

Fulvio Bahia

Após pedido da DPE/BA, Justiça reconsidera e suspende provisoriamente reintegração de posse que desabrigaria 350 famílias em Lauro de Freitas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais