Criado em 2004, o programa faz parte de um conjunto de medidas do Governo Federal para garantir oportunidades aos estudantes que não cursaram o ensino superior
O Ministério da Educação (MEC) já abriu, nesta segunda-feira (29/01) as inscrições para o processo para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2024, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação na educação superior, oferecidos por instituições privadas. O período de inscrição vai até 1º de fevereiro no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O resultado da primeira chamada, ou seja, de quem foi pré-selecionado será divulgado em dia 6 de fevereiro. Já a comprovação das informações dadas pelos estudantes selecionados na primeira chamada vai de 6 a 20 de fevereiro.
Bolsas – Ao todo, o Prouni oferecerá 402.092 bolsas, sendo 304.638 integrais (100%) e 97.454 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.02 8 instituições participantes do programa. Essa é a edição com a maior oferta de bolsas desde a 1ª edição d o programa, em 2005. São Paulo, Minas Gerais , Paraná , Rio Grande do Sul e Bahia são os cinco estados com o maior número de bolsas ofertadas n essa edição do programa .
Quais são as bolsas oferecidas pelo Prouni
O candidato pode se inscrever em dois tipos de bolsa: as integrais, se a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceder o valor de 1,5 salário mínimo, e as parciais, com 50% do valor da mensalidade do curso, para o candidato cuja família tenha a renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos.
Programa – Criado em 2004, pela Lei n. 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos ( Prouni ) oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior. O Prouni tem duas edições por ano com oferta de bolsas para ingresso no primeiro e no segundo semestres .
Fonte: Agência Gov
Foto: Rafa Neddermeyer