BahiaEducaçãoEleições 2024Tribunal Regional Eleitoral BA

Parceria entre SEC, SAEB e TRE leva atendimento eleitoral aos estudantes da rede estadual

Mais um passo está sendo dado para garantir o acesso e pleno exercício da cidadania aos estudantes da rede estadual de ensino, na faixa etária entre 16 e 18 anos, com a oferta de serviços de atendimento eleitoral. Trata-se do projeto SAC Itinerante – TRE nas Escolas, uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Administração (SAC/SAEB) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o objetivo de incentivar o voto consciente, mostrando a importância da participação e do acompanhamento da vida política brasileira. Inicialmente, serão atendidas cinco unidades escolares de Salvador, duas de Feira de Santana e uma de Vitória da Conquista.

A ação fortalece a temática do ano letivo de 2024 e é direcionada à aprendizagem para a democracia, liberdade e cidadania, que norteará o trabalho pedagógico nas escolas da rede estadual de ensino. “Compreendemos que essa parceria entre SAC, TRE e SEC vem fortalecer o direito do cidadão, que é a garantia do título de eleitor, mobilizando todos os estudantes para potencializar ainda mais a construção do que buscamos, que é o cuidado com o outro, com a cidadania, o olhar para o outro. É importante também destacar o trabalho dos líderes e dos grêmios estudantis na construção de um fazer político que começa na escola e tem o alcance das famílias e das comunidades”, ressaltou a coordenadora de Execução de Programas e Projetos da Educação Básica da SEC, Djenane Santos.

Os primeiros a terem acesso à iniciativa são os alunos do Colégio Estadual São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana, em Salvador, que entre esta segunda (25) e quinta-feira (28), das 8h às 17h, recebem as equipes do SAC e do TRE. O voto é obrigatório para eleitores alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos e facultativo para maiores de 16 e menores de 18; maiores de 70 anos e analfabetos. Mesmo sem a obrigatoriedade do voto, já que acaba de completar 16 anos, a estudante Beatriz Pereira da Cruz, 2° ano, elogiou a ação. Para ela, além do debate sobre o tema do direito ao voto, dos direitos e deveres como cidadãos, a iniciativa facilita ao jovem participar do processo eleitoral. “Estou muito entusiasmada porque será meu primeiro voto, minha primeira eleição. Acredito na força do voto e no que ele pode nos proporcionar, inclusive mudanças nos rumos de uma cidade e de um país”, revelou.

Na última eleição, o jovem líder de classe, Flávio Araújo de Oliveira, não teve como votar por problemas cadastrais. Hoje, aos 17 anos, o estudante da 1ª série veio regularizar sua situação eleitoral para poder votar pela primeira vez. “Mais que uma comodidade, essa mobilização proporciona a possibilidade de exercermos nosso direito ao voto. Minha expectativa está a mil para a escolha de meus representantes e essa mensagem levo aos meus colegas ao incentivá-los e orientá-los a tirar o título de eleitor e regularizar seus dados no TRE”, esclareceu.

Parcerias – O SAC Itinerante está responsável pela gestão de fluxo e atendimento nas escolas, dando suporte com a equipe técnica de execução. “Nesta parceria com a SEC, trazemos a cidadania para mais perto do aluno, possibilitando ao jovem cidadão exercê-la com mais comodidade e facilidade”, destacou a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios. Já Keilla Mota, representante da 14ª Zona Eleitoral, ressaltou a importância da iniciativa nas escolas como um incentivo para que os estudantes a partir dos 16 anos possam exercer seus direitos. Além de orientações sobre o processo eleitoral, os jovens vão ter acesso com mais agilidade e conforto aos serviços que estão sendo prestados: tirar título de eleitor; fazer o recadastramento biométrico; e emitir a certidão de quitação com a Justiça Eleitoral, dentre outros.

Confira a programação – SAC Itinerante TRE nas Escolas

Colégio Estadual São Daniel Comboni (Sussuarana) – 25 a 28 de março

Colégio Estadual Rotary* (Itapuã) – 2 a 5 de abril*Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão) – 9 a 12 de abril

Colégio Estadual David Mendes Pereira* (Pau da Lima) – 16 a 19 de abril

Colégio Estadual Barros Barreto* (Paripe) – 23 a 26 de abril

Fonte: Ascom/SEC

Foto: Yasmin Marinho

Related posts

Marta Rodrigues parabeniza governo pela criação de escolas indígenas de tempo integral: “manutenção da cultura”

Fulvio Bahia

Inscrições para o Enem 2023 terminam nesta sexta-feira (16)

Fulvio Bahia

Bahia lidera ranking de cirurgias eletivas no país

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais