Em pauta no Superior Tribunar Federal (STF), a descriminalização das drogas ainda é vista como tema polêmico pela população brasileira. Uma nova pesquisa Datafolha divulgada no último final de semana, revelou que 67% dos entrevistados se disseram contra a descriminalização da cannabis. O número representa um aumento em comparação ao levantamento anterior, realizado em setembro de 2023, quando 61% se diziam contrários.
Ainda de acordo com o levantamento, 31% dos brasileiros se revelaram favoráveis à descriminalização da maconha. O apoio caiu em comparação à pesquisa passada, que trazia uma porcentagem de 36% a favor.
A rejeição à descriminalização cresceu em todas as faixas etárias, inclusive entre os mais jovens. No segmento entre 16 e 24 anos, a oposição à liberação subiu de 46% para 55%. Já entre pessoas entre 25 e 34 anos, a opinião contrária cresceu de 56% para 65%.
A pesquisa foi feita com 2.002 pessoas maiores de 16 anos, entre os dias 19 e 20 de março, em 147 municípios de todo o Brasil. A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.
Aos entrevistados, foi feita a seguinte pergunta: “O Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando um caso que pode descriminalizar, ou seja, deixar de tratar como crime, a posse de pequenas quantidades de maconha. Na sua opinião, portar uma pequena quantidade de maconha deveria deixar de ser crime ou não?
Fonte: Cannabis Medicinal
Foto: Divulgação