Eleições 2024ServiçosTribunal Regional Eleitoral BA

Postos do TRE nas Prefeituras-Bairro facilitam acesso da população aos serviços eleitorais

Através da parceria estabelecida entre a Prefeitura de Salvador e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), os soteropolitanos têm buscado realizar diversos serviços eleitorais nas Prefeituras-Bairro distribuídas pela cidade. Essa colaboração, conforme explicou Luciano Sandes, secretário municipal de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, visa atender o maior número possível de cidadãos, aproximando ainda mais a gestão com a população.

Adriana Carvalho, supervisora de Atendimento da Prefeitura-Bairro de Itapuã, ressaltou que o posto que atua tem atendido satisfatoriamente às necessidades da população. Ela mencionou que a proximidade dos serviços tem sido fundamental para proporcionar maior acessibilidade aos cidadãos.

“Em nossa Prefeitura-Bairro, atendemos 17 bairros. Os moradores da localidade de Cassange, por exemplo, têm certa dificuldade para se deslocar até o TRE, devido à distância. Aqui, em nossa unidade, o serviço fica muito mais acessível para eles”, declarou a gestora.

Documentação – Diariamente, a unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atende uma média de 60 a 70 pessoas em busca dos serviços do TRE. É necessária apenas a apresentação de documentos básicos, como a carteira de identidade ou outro documento de identificação com foto e comprovante de residência recente.

No posto, é possível solicitar uma via do título, fazer o recadastramento biométrico, regularizar título cancelado, alterar voto para seção com acessibilidade, quitar débitos com a justiça eleitoral, solicitar certidões e consultar o número e situação do título eleitoral e local de votação.

Para tirar o título de eleitor é necessário ter, no mínimo, 16 anos – a partir dos 18 anos, a ação é obrigatória. É preciso levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Para homens de 18 a 45 anos de idade que farão a primeira via do título, é exigido o comprovante de quitação militar (carteira de reservista ou certificado de alistamento militar).

Enquanto recebia atendimento na unidade, o auxiliar de produção Marcus Vinícius Barreto Cantuário, de 25 anos, morador do bairro de Itapuã, não escondeu a satisfação com a facilidade proporcionada pelo posto do TRE na Prefeitura-Bairro da localidade que reside.

“É uma novidade muito boa. Para mim, por exemplo, ficou muito mais fácil e acessível resolver toda a minha situação. Eu mesmo nunca votei na vida, mas agora vou poder votar pela primeira vez. O atendimento é excelente, rápido. Gostei muito da experiência”, contou.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Em Lauro de Freitas, Rosalvo dá início ao PGP nesta quarta-feira

Fulvio Bahia

Celular Seguro: mais de 3,8 mil aparelhos são bloqueados em uma semana

Fulvio Bahia

Caetano lança pré-candidatura em evento lotado no Clube Social de Camaçari

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais