BahiaJustiçaMeio AmbientereciclagemSustentabilidadeTribunal Regional do Trabalho

TRT-5 assina acordo de cooperação com o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia

O acordo firmado através da ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) e o TRT-5 apoiará ações desenvolvidas pelos catadores(as) de materiais recicláveis do estado

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) e o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC-BA) assinaram, nesta terça-feira (28), um acordo de cooperação, através da ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) no gabinete da Presidência do TRT-5. O objetivo é a conjugação de esforços entre os partícipes visando o desenvolvimento de eventos e ações desenvolvidas pelo FLC-BA.

O acordo, que foi assinado pelo presidente do TRT-5, desembargador Jéferson Muricy, e pela representante da ONG CAMA, Andreia do Carmo Araujo, também prevê a execução de reuniões e eventos de interesse relacionados à missão do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia. O presidente do TRT-5 afirmou que este termo de cooperação “é muito simbólico para o TRT-5, pois possibilita a aproximação do Tribunal com uma categoria de trabalhadores, muitas vezes invisibilizados pela sociedade”, destacando o papel essencial da Juíza do Trabalho, Dra. Adriana Manta e outros membros do Tribunal, para a consolidação dessa parceria.

Para Joilson Santana, catador de materiais recicláveis, pesquisador e coordenador executivo da ONG CAMA e do FLC-BA “esse acordo de cooperação é um primeiro e importante passo para a construção e ampliação da parceria entre o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia e o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, tendo em vista o fortalecimento do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis do estado da Bahia”, relata Santana.

Estavam presentes da cerimônia de assinatura do termo a da diretora da Ejud-5, desembargadora Ana Paola Diniz; entre outros magistrados(as), colaboradores(as) do TRT-5, e diversos integrantes do FLC-BA: a coordenadora do Programa Recicle Já Bahia da SUPAT/SAEB, Vanuza Gazar, das associações e cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis da capital e do interior, CAEC, CAMAPET, RECICLA OURO, COOCREJA, CAMAPET, COOPERFITZ, entre outras.

Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.

Sobre o Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia – FLC-Ba. O Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia – FLC-Ba é um espaço da sociedade civil organizada criado em 2001, com o propósito de discutir políticas públicas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos com a inclusão socioeconômica dos catadores/as e a redução dos impactos socioambientais.

Fonte: ASCOM/CAMA
Foto: SECOM TRT-5

Related posts

2° dia da Caravana de Direitos Humanos em Paulo Afonso já soma 700 atendimentos a indígenas

Fulvio Bahia

Senhor do Bonfim: Obra de esgotamento tem 85% da 1ª etapa concluídos

Fulvio Bahia

Campanha de vacinação antirrábica é prorrogada até 30 de setembro em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais