BahiaGoverno do EstadoGoverno FederalInvestimentosSaúde

Em cerimônia ao lado de Lula, Jerônimo anuncia investimentos de R$ 222 milhões para a Bahiafarma

Anúncio foi feito durante cerimônia em Brasília na presença do governador Jerônimo Rodrigues, do presidente Lula e demais autoridades

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos – Bahiafarma, laboratório público do Estado da Bahia, vai receber um aporte de R$ 222 milhões para ampliação e modernização das suas instalações. O anúncio foi feito durante a cerimônia do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde, no Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (14), que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues , do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de diversas pastas e representantes do setor industrial. A reunião marcou também a formalização de investimentos estratégicos para o fortalecimento da saúde pública no Brasil, com destaque para a Bahia.

Jerônimo Rodrigues destacou a importância dos investimentos federais para a Bahia, ressaltando o impacto positivo que trarão para a economia e a saúde da população baiana. “O presidente Lula e o Governo Federal estão investindo na nossa capacidade produtiva, o que vai nos permitir oferecer melhores condições de saúde para o povo baiano e, ao mesmo tempo, gerar empregos e desenvolvimento para o nosso estado,” afirmou o governador.

O recurso faz parte do Programa Mais Investimento para o Complexo Industrial da Saúde e integra o programa Nova Indústria Brasil (NIB) inserido no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A Bahiafarma será modernizada e readequada em duas frentes principais: a criação de uma planta para a produção de kits diagnósticos, como testes rápidos para a detecção de hepatites virais, e outra para a produção de medicamentos em comprimidos.

Presente na ocasião, a secretária da saúde da Bahia, Roberta Santana, também enfatizou o avanço que o investimento representa. “A Bahia dá um passo significativo no fortalecimento da sua capacidade produtiva na área da saúde, contribuindo diretamente para a descentralização da produção farmacêutica no Brasil. Este investimento não apenas reforça a Bahiafarma, mas também impulsiona a economia local e regional, garantindo acesso mais rápido e eficiente a medicamentos e diagnósticos para a população nordestina,” destacou a titular da Secretaria de Saúde (Sesab).

Maior Capacidade de Produção e Inovação

A expectativa é que, já em setembro, a Bahiafarma possa inscrever projetos para parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), fortalecendo ainda mais a capacidade de produção nacional por meio da transferência de tecnologia. Além de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), o programa posiciona o Ministério da Saúde como um agente crucial no desenvolvimento econômico do país, promovendo a geração de emprego e renda, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. 

O presidente Lula ressaltou a importância do fomento dos bancos públicos e das agências públicas para a viabilização desses investimentos. “Tudo isso não seria possível sem o apoio dos bancos públicos, como o BNDES, o Banco do Nordeste, o Banco da Amazônia, e das empresas e agências públicas, como a Embrapii e a Finep, além dos investimentos privados,” pontuou Lula.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

Juazeiro: Profissionais da Prefeitura participam de capacitação sobre sistema para o monitoramento das ações de atenção à saúde do trabalhador

Fulvio Bahia

Turismo atualiza guia com dicas para atender bem turistas com deficiência

Fulvio Bahia

Projeto estabelece jornada de 36 horas semanais para profissionais de saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais