EconomiaPolíticaTribunal Regional Eleitoral BA

TRE-BA recebe lista de gestores com contas desaprovadas pelo TCE-BA nos últimos oito anos

Relação foi apresentada ao presidente do Regional baiano, desembargador Abelardo da Matta

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu, no dia 22 de agosto, a lista de gestores com contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A relação abrange decisões irrecorríveis expedidas nos últimos oito anos pelo órgão fiscalizador e foi apresentada à Justiça Eleitoral baiana, em cumprimento ao dever legal estabelecido pela Lei 9.504/97, que orienta todos os tribunais de contas do país.

Confira aqui a relação 

A lista foi entregue ao presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, pelos conselheiros Marcus Presídio e Gildásio Penedo Filho, presidente e corregedor do TCE-BA, respectivamente. Os 597 gestores incluídos na lista podem estar sujeitos à inelegibilidade de acordo com a Lei da Ficha Limpa. No entanto, a decisão final sobre a elegibilidade cabe à Justiça Eleitoral.

Mesmo aqueles que constam na lista e estão sujeitos à inelegibilidade têm o direito de se candidatar. O Ministério Público Eleitoral pode impugnar a candidatura, assim como partidos e cidadãos também podem apresentar impugnações. “O caso será submetido ao juiz eleitoral, que fará a verificação para deferir ou indeferir o registro de candidatura. Caso haja recurso, ele será julgado pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral”, explica o presidente do TRE-BA.  

Fonte / Foto: TRE/BA

Related posts

Inflação fica em 0,23% em agosto, influenciada pelo aumento da energia elétrica

Fulvio Bahia

Governo Federal anuncia desconto de 1,5% a 10,8% para carros novos

Fulvio Bahia

Comissão de Promoção de Igualdade Racial atuará por equidade nas Eleições 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais