BrasilCâmara dos DeputadosDrogasPolíticaSaúdeTratamentoTratamento Alternativo

Projeto de lei permite doação de cannabis apreendida para pesquisa medicinal

O Projeto de Lei 2726/24 propõe que a cannabis apreendida por forças policiais, seja destinada a laboratórios que realizam pesquisas sobre seu uso medicinal. A iniciativa altera a Lei Antidrogas, permitindo que a planta seja utilizada para fins terapêuticos em vez de ser incinerada.

De acordo com o deputado Bacelar (PV-BA), autor do projeto, a transformação da maconha apreendida em matéria-prima para medicamentos pode trazer benefícios significativos. “Além de permitir o aproveitamento das propriedades terapêuticas da planta, essa prática pode resultar no barateamento dos medicamentos, ampliando o acesso aos tratamentos”, afirma Bacelar.

O deputado também destaca que a produção de princípios ativos a partir de plantas apreendidas reduziria os custos relacionados ao cultivo e à importação da matéria-prima, possibilitando que os laboratórios ofereçam medicamentos a preços mais acessíveis. Bacelar lembra que a cannabis sativa pode ser convertida em matéria-prima para medicamentos que utilizam canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC), amplamente usados no tratamento de condições como epilepsia, dor crônica e esclerose múltipla.

O projeto agora será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Saúde, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.
Foto: Reprodução Cannabis Medicinal

Related posts

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda (29)

Fulvio Bahia

Cannabis medicinal: pedidos de habeas corpus para plantio dispararam 4.100% em seis anos

Fulvio Bahia

Leo Prates apresenta 16 proposições legislativas na Câmara dos Deputados

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais