Câmara Municipal de SalvadorDireitos Humanos

“Não podemos apenas celebrar; é preciso agir”, diz Ireuda Silva no dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Neste dia 10 de dezembro, o mundo celebra a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948. Este marco histórico simboliza um compromisso global com a dignidade, a liberdade e a igualdade para todos os indivíduos. Como vereadora e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação, Ireuda Silva (Republicanos) ressalta a relevância dessa data como um chamado à ação.

“A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um lembrete de que todos nós temos direitos inalienáveis, independentemente de nossa raça, gênero, religião ou condição social. No entanto, sabemos que ainda há muito a ser feito para que esses direitos sejam plenamente garantidos, especialmente para as mulheres, a população negra e outros grupos historicamente marginalizados”, afirma Ireuda.

Para a parlamentar, a luta pelos direitos humanos está intrinsecamente ligada à justiça social e à eliminação de desigualdades estruturais. No Brasil, os desafios incluem o combate ao racismo, à violência de gênero e à pobreza, além da garantia de acesso igualitário à educação, saúde e oportunidades econômicas.

Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Ireuda Silva tem sido uma voz ativa em iniciativas como o programa Patrulha Guardiã Maria da Penha, que fortalece a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, e o projeto Nova Fase, que cria oportunidades de estágio e emprego para filhas de mulheres que sofreram violência. Essas iniciativas refletem o compromisso da vereadora em transformar os princípios da Declaração em ações concretas.

“Não podemos apenas celebrar; é preciso agir. Enquanto houver uma mulher sendo agredida, uma criança sem escola ou uma família sem acesso ao básico, nós, como sociedade, estaremos falhando com os ideais da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, declara.

Ireuda também destaca que a educação é um dos pilares mais importantes na promoção dos direitos humanos. “Quando investimos em educação, estamos empoderando indivíduos a compreenderem e exigirem seus direitos, além de fomentar uma sociedade mais consciente e igualitária”, pontua.

Fonte / Foto: Ascom ver Ireuda Silva – Republicanos

Related posts

CMS aprova projeto que beneficia professores municipais

Fulvio Bahia

Câmara analisa projeto de lei que trata de subsídio ao serviço de transporte público

Fulvio Bahia

Governo discute baixa adesão a Sistema de Promoção da Igualdade Racial

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais