DrogasGoverno FederalSaúdeSaúde Mental

Sociedade poderá participar da construção do novo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas

Nova resolução do Conad define diretrizes e abre consultas públicas para o desenvolvimento do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas, com ênfase na participação social e respeito aos direitos humanos

A sociedade civil poderá contribuir ativamente para a elaboração do novo Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (Planad). A resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), publicada no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (14), define as diretrizes e orientações gerais da Política Nacional sobre Drogas (Pnad).

Com essa decisão, especialistas, entidades, coletivos e outros atores envolvidos com o tema terão a oportunidade de participar da construção do documento por meio de consultas virtuais, presenciais e interinstitucionais. As consultas virtuais ficarão abertas por dois meses.


Princípios norteadores da nova política


Assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a decisão também estabelece os princípios fundamentais para a formulação da Pnad e do Planad. Entre esses princípios estão o respeito à dignidade do usuário, redução de riscos e dados, defesa dos direitos humanos, promoção de capital e outros.

A Resolução Conad nº 13, de 13 de fevereiro de 2025, descreve uma metodologia para a participação pública na construção do Plano. Além disso, ressalta a importância da governança com participação social e o respeito à diversidade populacional brasileira.


Eixos de organização e metas


A nova Política Nacional sobre Drogas será estruturada por meio de eixos como:

– Desenvolvimento social e sustentável;
– Prevenção;
– Redução de danos;
– Segurança pública cidadã e justiça criminal.

Além disso, a participação social será um dos pilares centrais, assegurada por meio de consultas públicas organizadas pelo Conad.

Fonte: Sechat
Image by freepik

Related posts

Randerson Leal destaca importância da implantação do Tecnológico Aeroespacial na Bahia

Fulvio Bahia

OMS declara solidão como ameaça premente à saúde global

Fulvio Bahia

Sesab abre Processo Seletivo para preenchimento de mais de 1.000 vagas em unidades de saúde

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais