BahiaClima / TempoGoverno FederalMeio AmbienteMudanças ClimáticasMunicípios

Situação gravíssima da seca na Bahia, leva presidente da UPB a Brasília para solicitar apoio do Governo Federal

Wilson Cardoso se reuniu com representante da Defesa Civil em busca de celeridade na ajuda aos municípios

A grave crise enfrentada pelos municípios baianos com a seca, levou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, a solicitar apoio do Governo Federal, em Brasília, na última quinta-feira (3). O gestor, que é prefeito de Andaraí na Chapada Diamantina, participou com o presidente Lula do lançamento do programa Brasil Dando a Volta por Cima pela manhã e à tarde esteve no Palácio do Planalto, onde relatou a escassez de água que afeta o interior da Bahia, na região da Chapada Diamantina e Irecê. A estiagem prolongada cortou o Rio Utinga, provocou a morte de rebanhos e já há municípios suspendendo aulas por conta do desabastecimento de água.

O presidente da UPB reforçou a importância de dar celeridade na assistência à população dos municípios atingidos. “Entregamos ao ministro Rui fotografias da seca, uma preocupação muito grande. Nos reunimos com o coronel da Defesa Civil e a orientação é solicitar o decreto urgente para reconhecer a situação de emergência e para que possamos ter a distribuição de cestas básicas, ter recursos para o carro-pipa, perfuração de poços, a distribuição do milho para ração animal pela CONAB e ações como a prorrogação de dívidas, dentre outras”, afirmou Wilson Cardoso, que destacou a articulação do secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, no acolhimento das pautas apresentadas.

O gestor acrescentou ainda que a UPB fará a orientação aos municípios sobre a solicitação do estado de emergência, que deve ser feita ao Órgão Estadual de Defesa Civil, com portaria de reconhecimento federal da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. O estado de emergência é uma situação jurídica especial que permite a execução de ações de socorro e assistência humanitária.

A agenda em Brasília foi acompanhada pelo presidente da Federação dos Consórcios da Bahia (FECBAHIA) e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, pela prefeita de Mucugê e diretora de serviços da UPB, Ana Medrado, e pelo superintendente da UPB, Thiancle Araújo.

Fonte / Foto: Ascom UPB

Related posts

Desconto de 8% no IPVA vai até o dia 30 de abril

Fulvio Bahia

Saúde nos Bairros inicia atendimento em novas localidades da capital a partir desta segunda (23)

Fulvio Bahia

Caixa registra R$ 1,5 bilhão em dívidas renegociadas no Desenrola

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais