BahiaJustiçaSaúdeSaúde Mental

PGE-BA lança Programa Bem-Me-Quer de saúde e bem-estar

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) lançou hoje (7), no auditório Paulo Spínola, o Programa Bem-Me-Quer, um projeto piloto de bem-estar desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). A iniciativa marcou o início da execução do contrato firmado entre a PGE e o SESI Saúde e tem como objetivo promover a Saúde Integral dos trabalhadores por meio de ações voltadas à promoção da saúde.

A abertura do evento foi conduzida pela Procuradora Chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, Ivana Pirajá, e contou com as saudações da Procuradora Geral Adjunta para Assuntos Jurídicos, Patrícia Saback, da Corregedora, Aline Solano, e do Diretor Geral, Rafael Castro. Em suas considerações, os representantes destacaram a importância da iniciativa e convidaram toda a equipe a abraçar o programa, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar dos servidores da PGE-BA.

A programação contou ainda com participações especiais das representantes do SESI Saúde, Yngrid Silveira, enfermeira do trabalho, e Icleia Dórea, psicóloga, que buscaram sensibilizar o corpo funcional sobre a relevância do programa na promoção da qualidade de vida. Também esteve presente uma nutricionista, que conversou com os presente e promoveu um espaço de troca de experiências sobre boas práticas, desafios e soluções voltadas ao bem-estar.

O programa está estruturado em três pilares principai. Alimentação saudável, por meio de atividades e orientações para estimular práticas alimentares equilibradas e nutritivas. Atividade Física, com incentivo à prática de exercícios físicos como estratégia para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar e saúde mental, para apoio e desenvolvimento de estratégias para reduzir fatores estressores como ansiedade, depressão e estresse.

Como parte da proposta, serão desenvolvidas diversas ações, incluindo consultoria especializada, planejamento estratégico, rodas de diálogo, ginástica laboral e atendimentos de orientação psicossocial.

O Programa Bem-Me-Quer está inserido no escopo do modelo de Gestão de Saúde Corporativa oferecido pelo SESI Saúde, que visa apoiar instituições na estruturação de um programa personalizado de Saúde Integral. A abordagem envolve consultoria especializada, planejamento e monitoramento contínuo das ações, além da construção de diretrizes para um ambiente de trabalho mais saudável.

Entre as iniciativas do programa, destaca-se a realização de um Levantamento de Risco Psicossocial e Estilo de Vida, que inclui a avaliação de diversos indicadores e a entrega de um relatório detalhado do perfil de saúde dos participantes. As ações são organizadas em diferentes níveis, contemplando educação e comunicação em saúde, suporte em grupos e atendimento individualizado.

Além disso, o programa apresenta um cronograma físico-financeiro detalhado, assegurando a implementação estruturada das atividades e o acompanhamento dos resultados esperados. Como projeto piloto, sua execução será acompanhada e avaliada continuamente, visando o aperfeiçoamento das ações e a ampliação da iniciativa para outras unidades da PGE-BA.

Para viabilizar a execução do programa, foi formado um grupo tático composto por servidores da PGE e colaboradores do SESI: Ivana Pirajá (CEA), Rafael Castro (DG), Carine Cardoso (DA), Gabriela Pereira (GAB), Ana Lucia Albuquerque (CGE), Rodrigo Espírito Santo (CEA), Marcos Tavares (PROIN), Vaneska Schmidt (CEA) e Patricia Lins (Ascom), pela PGE, e Ângela Macedo Magalhães e Yngrid Silveira, pelo SESI.

A Procuradora Chefe do CEA, Ivana Pirajá, destacou a relevância do programa: “O Bem-Me-Quer é uma iniciativa essencial para promover uma cultura organizacional mais saudável e acolhedora. Nosso objetivo é oferecer aos servidores ferramentas e suporte para que possam cuidar melhor da sua saúde física e mental, refletindo diretamente na qualidade de vida e no desempenho profissional. Com esse projeto piloto, esperamos consolidar práticas que possam ser ampliadas futuramente, beneficiando toda a instituição.”

Para a colaboradora Adriane de Jesus Lima, da Procuradoria Administrativa, a iniciativa foi bem recebida: “O projeto parece ser muito bom. A ideia de implementar algo voltado à saúde do servidor e do colaborador é muito importante. A conversa com a nutricionista foi ótima, porque ela vai nos orientando sobre como montar nossa dieta em casa e o que podemos usar para manter a saúde em equilíbrio.”

O Programa Bem-Me-Quer representa um compromisso da PGE-BA com a qualidade de vida e o bem-estar de seus servidores. Com a parceria do SESI Saúde e o envolvimento ativo dos participantes, a iniciativa busca criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A expectativa é que os resultados obtidos nesta fase piloto sirvam como base para a ampliação do programa, beneficiando cada vez mais trabalhadores da instituição.

Fonte: Ascom/PGE
Foto: Rogério Couto / PGE

Related posts

“Finquei bandeira no extremo-sul”, afirma Jerônimo ao iniciar maratona de agendas na região

Fulvio Bahia

Débora Regis diz que Moema recebeu recursos do Fundeb e não pagou salário de dezembro dos professores: “Para onde foi o dinheiro?”

Fulvio Bahia

Programa Bahia Pela Paz é apresentado a deputados e deputadas na Alba

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais