Serão seis aulas, sempre às terças e sextas-feiras, entre os dias 13 e 30 de maio
O Teatro Castro Alves (TCA) abre vagas para o minicurso gratuito “Primeiros Passos com a Flauta Doce”, uma introdução prática e teórica ao instrumento, voltada para iniciantes. Com seis aulas online através da plataforma Zoom, os encontros serão realizados sempre às terças e sextas-feiras, das 10h às 12h30, entre os dias 13 e 30 de maio. Ministrado pelo professor Uibitu Smetak, o minicurso abordará técnicas fundamentais como respiração, emissão de som, articulação e as digitações da primeira oitava da escala de dó maior, incluindo o si bemol.
Voltado para maiores de 15 anos, os participantes devem ter uma flauta soprano (germânica ou barroca) e não é necessário conhecimento prévio. A iniciativa tem como objetivo viabilizar o acesso à iniciação musical de forma acessível e os interessados devem entrar nas salas diretamente através do link disponível no site www.ba.gov.br/tca.
Além da parte instrumental, os participantes terão uma iniciação à leitura musical e conteúdos sobre História da Música, oferecendo uma base sólida para quem deseja se aprofundar no futuro no curso regular “Iniciação à Flauta Doce”, também ministrado pelo professor Uibitu Smetak e oferecido gratuitamente pelo TCA através do projeto de Cursos de Iniciação ao Universo da Música Sinfônica.
Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos do TCA assumiram o formato online, adotado desde a pandemia, permitindo que pessoas de diferentes cidades da Bahia e do Brasil tenham acesso ao conteúdo, reforçando o compromisso do TCA com a democratização da cultura e a formação de novas plateias.
MINICURSO PRIMEIROS PASSOS COM A FLAUTA DOCE
Com Uibitu Smetak
Período: 13 a 30 de maio de 2025
Carga horária: 06 aulas
Dias e horários: Terças e sextas-feiras, das 10h às 12h30
Pré-requisito: maiores de 15 anos que possuam flauta doce (germânica ou barroca)
O minicurso capacita os alunos nos aspectos fundamentais da técnica do instrumento: respiração, emissão, articulação, todas as digitações da primeira oitava da escala de dó maior e a primeira digitação de nota alterada, o si bemol. Além disso, o curso oferece iniciação à leitura musical (no domínio da teoria musical) e inúmeros elementos de apreciação musical como, por exemplo, História da Música. Uibitu Smetak é violinista da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).
Fonte: Ascom/TCA
Foto: Divulgação TCA