Ação SocialBahiaDireitos HumanosInclusão SocialJustiçaTribunal de Justiça da Bahia

Registre-se: confira os locais de atendimento para a emissão gratuita de documentos civis durante a semana de mobilização nacional 

A 3ª Semana Nacional de Registro Civil “Registre-se!” iniciou nessa segunda-feira (12), em todo o país. No âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), as ações são coordenadas pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e pela Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI). Mais de 240 comarcas participam do mutirão, que é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com vistas a combater o sub-registro e ampliar o acesso à documentação básica por pessoas vulneráveis.  

CLIQUE AQUI e confira a relação das localidades vinculadas à CGJ.   
CLIQUE AQUI e confira a relação das localidades vinculadas à CCI
.

Nesta edição, a ação tem como principais focos: a população indígena; as pessoas em situação de rua, em cumprimento de medidas de segurança e em situação manicomial; e a população carcerária e egressos do cárcere. A população hipossuficiente e socialmente vulnerável, definida de acordo com o Decreto nº 7.053/2009, também pode usufruir dos serviços.      

 Interessados em atualizar sua documentação civil durante a Semana Nacional devem procurar o Cartório de Registro Civil da sua comarca ou os locais de atendimento indicados (conforme listas acima).  A emissão da segunda via da certidão de nascimento é o foco principal do mutirão, mas outros serviços como 2ª via de casamento, a depender da localidade, também poderão ser ofertados.    .     

É necessário apresentar, no momento do atendimento, qualquer documento que indique os dados de registro, a exemplo de carteira de identidade e certidão de nascimento.  Cabe salientar que apenas a própria pessoa pode pedir a 2ª via gratuita de certidão de nascimento ou casamento, assim como o representante legal de pessoa menor de idade.    

Nos mesmos moldes do ano passado (Provimento Conjunto nº CGJ/CCI 08/2024, alterado pelo Provimento Conjunto nº CGJ/CCI 03/2025), o indígena já registrado no Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais poderá solicitar, extrajudicialmente, a alteração de seu prenome e sobrenome, pessoalmente ou por representante legal, não se aplicando o disposto no art. 55, § 1º, da Lei nº 6.015/73.  

Ações Especiais – Nas comarcas de Salvador, Jequié e Ilhéus, a CGJ promove ações especiais durante a Semana, mediante a oferta de diversos serviços. Confira a programação completa aqui.   

Visitas institucionais – Já a CCI promove visitas institucionais às localidades de Santa Cruz de Cabrália, Belmonte, Itamaraju e Antônio Cardoso, com o objetivo de acompanhar as ações promovidas pelas serventias extrajudiciais e pelos parceiros locais. Saiba mais aqui.  

Fonte / Card: Ascom TJBA

Related posts

Turistas são agredidos durante assalto no Pelourinho; assista ao vídeo

Fulvio Bahia

Corrida da Coppa arrecada duas toneladas de alimentos para o Bahia Sem Fome

Fulvio Bahia

Governador em exercício entrega nova base náutica da Penha, na Ribeira, e atracadouro recuperado em São Tomé de Paripe

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais