BrasilGoverno FederalInternacionalMundo

Janja cita TikTok em encontro oficial e provoca desconforto diplomático

Primeira-dama disse que algoritmo favorece a direita. Presidente chinês respondeu que Brasil tem legitimidade para regular e até banir, se quiser, a plataforma.

A primeira-dama brasileira Janja protagonizou um climão no encontro entre o presidente chinês Xi Jinping e a delegação brasileira ao pedir a palavra para falar dos efeitos nocivos da rede social chinesa TikTok.

Segundo relatos de integrantes da comitiva brasileira, Janja pediu a palavra para falar sobre como a plataforma representava um desafio em meio ao avanço da extrema direita no Brasil. Para ela, o algoritmo favorece a direita.

Segundo relatos, ela ouviu do próprio presidente chinês que o Brasil tem legitimidade para regular e até banir, se quiser, a plataforma.

Nas palavras de um ministro, ninguém entendeu “nem o tema nem o pedido” para falar em um encontro em que não havia falas previstas.

Na avaliação de um integrante da comitiva, a situação foi constrangedora e se tornou ponto negativo de uma viagem com resultados positivos para o Brasil.

Além de Xi Jinping, a primeira-dama da China, Peng Liyuan, teria ficado irritada com o comportamento de Janja durante o encontro.

A postura da brasileira foi considerada desrespeitosa em relação ao presidente Xi Jinping.

Integrantes da comitiva lembraram que o TikTok está no centro de uma disputa nos Estados Unidos, onde o governo americano tenta forçar a venda da participação da empresa chinesa para uma companhia americana — algo que tem gerado irritação no governo chinês.

Fonte: G1
Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Related posts

Inglaterra faz 6 a 1 na China e avança invicta às oitavas da Copa

Fulvio Bahia

Investimento em Segurança Alimentar e Nutricional cresce em duas décadas, mas distribuição de recursos é desigual

Fulvio Bahia

Estudo clínico: a Cannabis no tratamento da ansiedade

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais