Esporte

Estácio e Instituto Yduqs celebram conquistas de alunos-atletas no Campeonato Pan-Americano de Ginástica

Dez alunos-atletas da Estácio representaram o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Ginástica e brilharam na competição

A parceria da Estácio e do Instituto Yduqs com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) ganhou um significado ainda mais especial durante o Campeonato Pan-Americano de Ginástica, realizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Além de apoiarem a entidade responsável pela realização do evento, as instituições celebraram a presença de dez estudantes-atletas entre os representantes do Brasil na competição, reforçando a conexão entre educação e esporte de alto rendimento.
Os alunos-atletas fazem parte do Programa de Transição de Carreira de Atletas, iniciativa do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, que prepara esportistas para o mercado de trabalho por meio da formação superior. O programa oferece suporte acadêmico para que atletas possam conciliar a rotina de treinos, competições e viagens com os estudos, contribuindo para uma transição profissional planejada ao longo e após a carreira esportiva.

Na Ginástica Rítmica, defenderam a seleção brasileira as estudantes de Educação Física Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio e Sofia Madeira, integrantes do conjunto nacional. Também representaram o país nas disputas individuais Geovanna Santos, aluna de Fisioterapia, e Bárbara Domingos, estudante de Educação Física.

Já na Ginástica Artística Masculina, competiram Caio Souza, aluno de Educação Física, e Diogo Soares, estudante de Administração. Na equipe feminina, estiveram Julia Soares e Thais Fidelis, ambas alunas de Educação Física, além de Rebeca Andrade, estudante de Psicologia.

Destaque na Ginástica Rítmica

Na Ginástica Rítmica, os alunos-atletas da Estácio tiveram participação decisiva na campanha brasileira. Nas disputas individuais, Geovanna Santos conquistou o ouro por equipes e sagrou-se bicampeã pan-americana ao vencer as finais do arco e da fita. Já Bárbara Domingos também integrou a equipe campeã, garantindo o ouro por equipes, além do ouro nas maças, da prata no arco e dos bronzes na fita e na bola.

No conjunto, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio e Sofia Madeira integraram a equipe brasileira que conquistou três medalhas de ouro: no concurso geral, na série simples e na série mista. Na apresentação com cinco bolas, o Brasil ainda registrou a maior nota do mundo na temporada.

Resultados na Ginástica Artística

Na Ginástica Artística, os alunos-atletas da Estácio também contribuíram para importantes resultados da seleção brasileira. Na equipe masculina, Diogo Soares conquistou duas medalhas de prata, nas paralelas e na barra fixa. Entre as mulheres, Thais Fidelis garantiu o bronze no individual geral e na trave, enquanto Rebeca Andrade conquistou o ouro no salto. Com os resultados alcançados, a seleção brasileira feminina encerrou a competição com a medalha de prata por equipes.
Os atletas da Ginástica de Artística feminina e masculina conquistaram a vaga para participarem no Mundial em Rotterdam.

“Ver nossos estudantes representando o Brasil em uma competição continental e alcançando resultados tão expressivos é motivo de enorme orgulho. Essas conquistas mostram que educação e esporte caminham lado a lado na formação de talentos preparados para superar desafios e inspirar outras pessoas. Por meio do Instituto Yduqs, seguimos investindo em oportunidades que permitam aos alunos desenvolver seu potencial dentro e fora das arenas esportivas”, destaca Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do Grupo Educacional Yduqs.

Para o diretor-geral da CBG, Ricardo Resende, a parceria tem impacto direto na trajetória dos atletas.
“Essa parceria, viabilizada por meio da Estácio e do Instituto Yduqs, reflete a visão da CBG de cuidar do atleta de forma integral, entendendo que a carreira esportiva é feita de ciclos. É fundamental que nossos atletas possam treinar e competir com a tranquilidade de saber que terão apoio para seguir estudando e construindo sua formação acadêmica. Investir em educação é garantir mais oportunidades durante a carreira esportiva e uma transição mais segura para o futuro”, afirma.

Entre os atletas beneficiados pela parceria está Geovanna Santos, conhecida como Jojô Furacão. Aos 23 anos, a ginasta, que integra a seleção brasileira de Ginástica Rítmica e cursa o 9º período de Fisioterapia na Estácio, já planeja sua atuação profissional após encerrar a carreira esportiva. Com previsão de formatura para 2026, ela pretende trabalhar na área de ortopedia, atendendo especialmente ginastas.

“A vida de um atleta é corrida, agitada, e temos muitas coisas para fazer em pouco tempo. Mas o apoio da Estácio é fundamental. Estamos andando lado a lado com a educação e é muito importante seguir estudando, ter uma profissão e planejar o nosso futuro. A gente sabe que uma hora o esporte vai acabar e precisa de um plano B. Sou muito grata por esse apoio. A faculdade é primordial na nossa vida”, destaca a atleta.

O apoio ao Campeonato Pan-Americano de Ginástica reforça o compromisso da Estácio e do Instituto Yduqs com iniciativas que promovem educação, esporte e transformação social. Ao apoiar a CBG e incentivar a formação acadêmica de atletas de alto rendimento, as instituições contribuem para o desenvolvimento de talentos que inspiram milhares de jovens brasileiros a acreditarem no poder do conhecimento, da disciplina e da dedicação para alcançar grandes conquistas.

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: MeloGym_CBG

Related posts

Paraciclismo brasileiro conquista três medalhas na prova de resistência da Copa do Mundo

Fulvio Bahia

Brasil disputa o 1º Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo com 20 atletas

Fulvio Bahia

Nadadora baiana, Ana Marcela Cunha, se desafia com mudança para Itália por bi olímpico

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais