Dez alunos-atletas da Estácio representaram o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Ginástica e brilharam na competição
A parceria da Estácio e do Instituto Yduqs com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) ganhou um significado ainda mais especial durante o Campeonato Pan-Americano de Ginástica, realizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Além de apoiarem a entidade responsável pela realização do evento, as instituições celebraram a presença de dez estudantes-atletas entre os representantes do Brasil na competição, reforçando a conexão entre educação e esporte de alto rendimento.
Os alunos-atletas fazem parte do Programa de Transição de Carreira de Atletas, iniciativa do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, que prepara esportistas para o mercado de trabalho por meio da formação superior. O programa oferece suporte acadêmico para que atletas possam conciliar a rotina de treinos, competições e viagens com os estudos, contribuindo para uma transição profissional planejada ao longo e após a carreira esportiva.
Na Ginástica Rítmica, defenderam a seleção brasileira as estudantes de Educação Física Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio e Sofia Madeira, integrantes do conjunto nacional. Também representaram o país nas disputas individuais Geovanna Santos, aluna de Fisioterapia, e Bárbara Domingos, estudante de Educação Física.
Já na Ginástica Artística Masculina, competiram Caio Souza, aluno de Educação Física, e Diogo Soares, estudante de Administração. Na equipe feminina, estiveram Julia Soares e Thais Fidelis, ambas alunas de Educação Física, além de Rebeca Andrade, estudante de Psicologia.
Destaque na Ginástica Rítmica
Na Ginástica Rítmica, os alunos-atletas da Estácio tiveram participação decisiva na campanha brasileira. Nas disputas individuais, Geovanna Santos conquistou o ouro por equipes e sagrou-se bicampeã pan-americana ao vencer as finais do arco e da fita. Já Bárbara Domingos também integrou a equipe campeã, garantindo o ouro por equipes, além do ouro nas maças, da prata no arco e dos bronzes na fita e na bola.
No conjunto, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio e Sofia Madeira integraram a equipe brasileira que conquistou três medalhas de ouro: no concurso geral, na série simples e na série mista. Na apresentação com cinco bolas, o Brasil ainda registrou a maior nota do mundo na temporada.
Resultados na Ginástica Artística
Na Ginástica Artística, os alunos-atletas da Estácio também contribuíram para importantes resultados da seleção brasileira. Na equipe masculina, Diogo Soares conquistou duas medalhas de prata, nas paralelas e na barra fixa. Entre as mulheres, Thais Fidelis garantiu o bronze no individual geral e na trave, enquanto Rebeca Andrade conquistou o ouro no salto. Com os resultados alcançados, a seleção brasileira feminina encerrou a competição com a medalha de prata por equipes.
Os atletas da Ginástica de Artística feminina e masculina conquistaram a vaga para participarem no Mundial em Rotterdam.
“Ver nossos estudantes representando o Brasil em uma competição continental e alcançando resultados tão expressivos é motivo de enorme orgulho. Essas conquistas mostram que educação e esporte caminham lado a lado na formação de talentos preparados para superar desafios e inspirar outras pessoas. Por meio do Instituto Yduqs, seguimos investindo em oportunidades que permitam aos alunos desenvolver seu potencial dentro e fora das arenas esportivas”, destaca Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do Grupo Educacional Yduqs.
Para o diretor-geral da CBG, Ricardo Resende, a parceria tem impacto direto na trajetória dos atletas.
“Essa parceria, viabilizada por meio da Estácio e do Instituto Yduqs, reflete a visão da CBG de cuidar do atleta de forma integral, entendendo que a carreira esportiva é feita de ciclos. É fundamental que nossos atletas possam treinar e competir com a tranquilidade de saber que terão apoio para seguir estudando e construindo sua formação acadêmica. Investir em educação é garantir mais oportunidades durante a carreira esportiva e uma transição mais segura para o futuro”, afirma.
Entre os atletas beneficiados pela parceria está Geovanna Santos, conhecida como Jojô Furacão. Aos 23 anos, a ginasta, que integra a seleção brasileira de Ginástica Rítmica e cursa o 9º período de Fisioterapia na Estácio, já planeja sua atuação profissional após encerrar a carreira esportiva. Com previsão de formatura para 2026, ela pretende trabalhar na área de ortopedia, atendendo especialmente ginastas.
“A vida de um atleta é corrida, agitada, e temos muitas coisas para fazer em pouco tempo. Mas o apoio da Estácio é fundamental. Estamos andando lado a lado com a educação e é muito importante seguir estudando, ter uma profissão e planejar o nosso futuro. A gente sabe que uma hora o esporte vai acabar e precisa de um plano B. Sou muito grata por esse apoio. A faculdade é primordial na nossa vida”, destaca a atleta.
O apoio ao Campeonato Pan-Americano de Ginástica reforça o compromisso da Estácio e do Instituto Yduqs com iniciativas que promovem educação, esporte e transformação social. Ao apoiar a CBG e incentivar a formação acadêmica de atletas de alto rendimento, as instituições contribuem para o desenvolvimento de talentos que inspiram milhares de jovens brasileiros a acreditarem no poder do conhecimento, da disciplina e da dedicação para alcançar grandes conquistas.
Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: MeloGym_CBG
