BahiaDireitos HumanosJustiça

Abertura da I Conferência baiana sobre migração terá participação de migrantes, refugiados e apátridas

Debates da COMIGRAR acontecem nesta quarta e quinta-feira, em Salvador. Solenidade de abertura será às 9h, no auditório da Unifacs Paralela

Nesta quarta e quinta-feira (4 e 5/4), a Bahia vai realizar sua I Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia – I COMIGRAR. A solenidade de abertura será amanhã, às 9h, na Unifacs Paralela (Campus Prof. Barros, Torre Sul – Av. Luís Viana Filho, nº 3100). O debate acontece em meio a crises humanitárias que intensificam a dinâmica migratória internacional nos últimos anos, em todo o mundo. É nesse contexto, que o Estado reúne instituições ligadas ao tema no esforço de construir políticas públicas que promovam o fluxo ordenado, seguro e regular de centenas de milhares de pessoas que são compelidas a deixar suas casas em busca de novas pátrias.

A etapa estadual é preparatória para a II Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia – II COMIGRAR, que será realizada em Foz do Iguaçu-PR, de 07 a 09 de junho de 2024. Nos dois dias de plenária em Salvador, serão eleitas as/os delegadas/os que vão defender as propostas baianas no Paraná. Na Bahia, a Conferência é organizada por uma comissão coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH. A participação do público, entre os quais migrantes, refugiados e apátridas, se dará mediante inscrição online realizada previamente.

A I Conferência Estadual tem como objetivos: aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia; propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas; promover a participação social e política de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas; fomentar a integração entre os entes estaduais, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas que atuam no tema; eleger propostas e delegadas/os para a Conferência Nacional.

De acordo com a Comissão Organizadora, a proposta é que a Plenária Estadual seja um espaço importante para a pauta e contribua para o fortalecimento de uma política estadual de atenção às pessoas migrantes e refugiadas. Por isso mesmo, os eixos temáticos da I COMIGRAR são: 1. Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; 2. Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; 3. Enfrentamento a violações de direitos; 4. Governança e participação social; 5. Regularização migratória e documental; 6. Interculturalidade e diversidades.

Comissão organizadora

A Comissão Organizadora da Conferência Estadual é coordenada pela SJDH, e tem representação da Secretaria de Segurança Pública (SSP); pelos migrantes (John Rock – Haiti; José Danilo – Bolívia e Friday Eke – Nigéria); e pelas organizações da sociedade civil: Centro de Serviços ao Migrante da Unifacs; Centro Aplicado de Direitos Humanos, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) pela RUPEM; e Serviço Pastoral dos Migrantes e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ainda conta com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM), do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e da Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF).

Fonte: Ascom/SJDH
Foto: Matheus Landim

Related posts

Traficante é flagrado com submetralhadora e drogas em imóvel na RMS

Fulvio Bahia

Covid-19 e gripe: confira os postos de vacinação em Salvador nesta terça-feira (22) 

Fulvio Bahia

Em Salvador, municípios baianos recebem 36 ambulâncias para renovação e ampliação de frota do Samu

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais