FiscalizaçãoFiscalizaçãoGoverno FederalTrabalho EscravoViolência

Ações de combate ao trabalho escravo seguem suspensas na Bahia


Auditores-Fiscais do Trabalho aderem à paralisação nacional após governo descumprir acordo de 2016

Após o Brasil comemorar recorde de denúncias de trabalho escravo no ano de 2023, a Auditoria-Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), responsável pelo combate ao trabalho escravo e trabalho infantil, fiscalização de acidentes e outras atividades seguem paralisadas na Bahia. Em resposta ao descumprimento de acordos entre o governo federal e a categoria em 2016, a Bahia aderiu à paralisação nacional na última quinta-feira (11). Também houve entrega de cargos de chefia e de coordenação por parte de Auditores-Fiscais do Trabalho que atuam em operações de resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão.

Para o Auditor-Fiscal do Trabalho na Bahia, Diego Barros Leal, esta ação é o resultado da falta de compromisso do Governo Federal com a Fiscalização do Trabalho Escravo e outras atividades fundamentais para a promoção de um trabalho digno no País. “Esta sempre foi a última opção. Paralisar atividades tão importantes e entregar cargos de chefia e coordenação está sendo nossa última tentativa de sensibilizar o governo para a importância da Auditoria-Fiscal do Trabalho”, afirma o Auditor.

Ao todo, até o momento, onze coordenações e chefias ficaram vagas na Bahia, incluindo as coordenações de combate ao Trabalho Escravo e ao Trabalho Infantil, e esse número tende a aumentar nos próximos dias. Agora, a expectativa é que o Governo Federal cumpra os compromissos assumidos e valorize a atividade que viveu, nos últimos anos, um processo de sucateamento com a defasagem de investimentos em pessoal e estrutura, o que vem comprometendo de maneira dramática a realização das fiscalizações.


Fonte: ASCOM SINAIT DS/BA
Foto: Divulgação

Related posts

Secretária estadual e ministra da Saúde participam de mutirão de vacinação em Salvador neste sábado (1º)

Fulvio Bahia

Defensorias da BA e do RS protocolam notícia-crime e pedem cassação de vereador por fala xenofóbica contra baianos, em Caxias do Sul

Fulvio Bahia

Governo baiano dá pontapé inicial para construção de estratégia de Governo Digital

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais