Assembleia Legislativa da BahiaDireitos HumanosPolítica

ALBA: Hilton Coelho defende fortalecimento da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

O deputado Hilton Coelho (Psol) elaborou diversas indicações dirigidas aos presidentes de câmaras municipais espalhadas pelo interior da Bahia, no intuito de que eles promovam sessão especial para celebração da passagem dos 25 anos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Os dirigentes dos legislativos municipais a quem foram destinadas as indicações são de Amargosa, Senhor do Bonfim, Serrinha, Juazeiro, Seabra, Barreiras, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Valença, Alagoinhas e Teixeira de Freitas.

“A missão da campanha é atuar pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade no Brasil”, disse. Ele considera que, ao longo desses anos, a campanha tem desempenhado um papel crucial para o desenvolvimento social, econômico e humano do Brasil.

Hilton ressalta que o momento é “de reflexão sobre os desafios que ainda persistem no cenário educacional brasileiro”. Ele lembra que “a desigualdade persiste, a qualidade do ensino varia e muitos ainda são privados do direito básico de aprender”, ressaltando que tais dificuldades são também desafios para motivar ainda mais a continuar lutando.

No documento, o socialista explica que apresentou requerimento solicitando uma sessão especial na Assembleia Legislativa com o mesmo intuito. “Entendemos que a celebração desse momento deve se estender por todos os Territórios de Identidade da nossa Bahia”, disse.

“Festejamos esses 25 anos de lutas e conquistas da campanha e afirmamos o nosso compromisso com uma educação de qualidade para todas as pessoas”, disse. Hilton manifestou o desejo de “que possamos um dia ver que em nosso país a educação é verdadeiramente valorizada como o alicerce de nossa sociedade e que possamos continuar, juntos, construindo um futuro mais brilhante para as próximas gerações”.

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação surgiu em 1999, impulsionada por um conjunto de organizações da sociedade civil que participariam da Cúpula Mundial de Educação em Dakar (Senegal), no ano 2000. O objetivo era somar diferentes forças políticas, priorizando ações de mobilização, pressão política e comunicação social, em favor da defesa e promoção dos direitos educacionais.

“Hoje é considerada a articulação mais ampla e plural no campo da educação no Brasil, constituindo-se como uma rede que articula centenas de grupos e entidades distribuídas por todo o país, incluindo comunidades escolares; movimentos sociais; sindicatos; organizações não-governamentais nacionais e internacionais; grupos universitários, estudantis, juvenis e comunitários; além de milhares de cidadãos que acreditam na construção de um país justo, democrático e sustentável por meio da oferta de uma educação pública de qualidade”.

Fonte: ASCOM ALBA
Foto: Divulgação

Related posts

Audiência discute regulamentação da profissão de dançarinos e bailarinos

Fulvio Bahia

“Precisamos estar firmes e vigilantes contra o retrocesso”, diz Ireuda Silva sobre o combate ao racismo

Fulvio Bahia

Aprovado projeto de Marta Rodrigues que pede acessibilidade em banheiros químicos

admin

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais