BrasilEsporte

Atletismo: Pietra Simões leva ouro e recorde nos Jogos da Juventude

A atleta de 17 anos, que seguirá com a seleção brasileira para o Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo, venceu os 100 m com barreiras em Pirassununga (SP), no ultimo domingo (3), com a boa marca de 13.42

A jovem Pietra Campbell Simões foi o destaque do atletismo no segundo dia de disputas dos Jogos da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no último domingo (3), em Pirassununga (SP), na pista da Força Aérea Brasileira. Pietra, de 17 anos, que compete pelo Distrito Federal, levou o ouro nos 100 m com barreiras com sua melhor marca pessoal e também o novo recorde brasileiro sub-18 para a prova: 13.42 (1.2). Os Jogos da Juventude prosseguem até o dia 16 em Ribeirão Preto – o atletismo tem mais um dia de disputas -, com transmissão pelo Canal Olímpico e a TV Brasil.

Nos 100 m com barreiras também a marca da segunda colocada Amanda Miranda da Silva, que ficou com a medalha de prata em 13.54, supera o recorde brasileiro anterior, que era de Micaela Rosa de Mello, com 13.56, desde 2017. Ana Beatriz Corassini conquistou a medalha de bronze (14,47 m). Tanto Amanda quanto Ana Beatriz competem pelo Paraná.

No Campeonato Brasileiro Sub-18, sediado em Aracaju (SE) Pietra Campbell Simões (Praia Clube/Exército/Futel-MG) foi vice-campeã nos 100 metros com barreiras e nos 400 metros com barreiras e levou o bronze no revezamento 4×400 misto. “Como os meus pais foram atletas me passam dicas e treinamentos. O treino é individualizado e tenho atenção com as coisas do dia a dia como o horário de dormir e o cuidado com a alimentação”, disse a atleta que é treinada pelo pai Herbet Gustavo Simões.

“A gente vem almejando medalhas, pódios, mas eu não queria deixar outra categoria para trás sem o recorde”, disse Pietra que juntamente com Amanda (Geração Atletismo Cianorte-PR) seguirá com a seleção brasileira para o primeiro Campeonato Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo de Lima, Peru, de 15 a 17 de setembro. “Quero buscar ainda mais um pouco no Ibero”, disse Pietra.

Luíse Rosa Braga,  também atleta do Distrito Federal, venceu os 800 m com recorde do campeonato, em 2.14.05. Camila Jessie de Campos, de São Paulo, ficou com a prata (2.16.09) e Aquiza da Silva, do Amapá, com o bronze (2.17.54). Nos 800 m masculino, o pódio teve Vinícius Moraes Costa, São Paulo (1.54.52), Gabriel Felipe dos Santos, Paraná (1.58.20) e Valdir Rocha Jr, Goiás (1.58.33).

Alberto Rodrigues dos Santos Filho, de São Paulo, venceu o lançamento do disco, com 51,33 m, confirmando o seu favoritismo – foi também o campeão brasileiro sub-18, em agosto, em Aracaju e integrará a seleção no Ibero-Americano de Lima, assim como o seu colega de clube (Associação Nipo Brasileira de Araçatuba-SP) Alessandro Borges Soares, campeão brasileiro sub-18 no arremesso do peso, que ficou com a medalha de bronze no disco (45,49 m). A medalha de prata foi conquistada por Levi Junior Nascimento Alves, do Rio Grande do Norte (46,17 m). 

Vitória da Silva Barreto, representante de Mato Grosso do Sul, foi a campeã do arremesso do peso, com 14,01 m. Edimara Alves de Jesus, do Espírito Santo, ficou com a medalha de prata (13,49 m) e Indryd Luana da Silva, do Rio Grande do Norte, com a de bronze (13,11 m).

Nos saltos, destaque para atletas de São Paulo. Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP) ganhou dois ouros. Maria Eduarda, que  também está convocada para o Ibero-Americano de Lima, primeiro foi campeã do salto triplo (12.16 m), na primeira final do dia. Voltou à tarde e venceu o salto em altura com 1,75 m, recorde do campeonato (a marca anterior, de 1,74 m era de Luisa Lummertz Colares Lopes, de 2022). 

No salto em distância, a vitória foi de Renan Akamine (AD Centro Olímpico-SP) com 6,91 m (-0.3). “Era mais uma competição para fechar o meu ano e treinar forte para a próxima temporada pensando no Mundial Sub-20. O vento contra não ajudou muito, mas deu para fechar”, disse Renan, que treina com Alexandre Morato.

Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Alexandre Loureiro/COB

Related posts

IBGE atualiza Banco de Dados e Informações Ambientais do Brasil

Fulvio Bahia

Defensoria da Bahia, DPU e MPF cobram medidas efetivas contra os ataques sofridos pelos povos indígenas no estado

Fulvio Bahia

Estudo clínico reafirma eficácia do CBD contra a ansiedade

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais