BrasilEsporte

Baianos conquistam classificação para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024

Os baianos Felipe Vinicius Santana e Jacky Goodman conquistaram a vaga olímpica para o Brasil na canoagem de velocidade dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na categoria C2 Masculino 500 m nesta terça-feira (23). A classificação veio após o primeiro lugar na disputa do Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade e Qualificatória Continental Paris 2024 em Sarasota, nos Estados Unidos.

Com o tempo de 01:46.458s, a dupla ficou pouco mais de quatro segundos na frente dos segundos colocados canadenses Alix Plomteux e Craig Spence (01:50.852s). Com a vaga conquistada para o Brasil, os atletas que irão participar das Olimpíadas 2024 serão convocados de acordo com os treinamentos e as avaliações técnicas próximas à competição, como descrito no plano de trabalho da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). O Brasil tem, atualmente, duas cotas: no C1M1000m, conquistada pelo baiano Isaquías Queiroz no mundial do ano passado; e no C2M1000m.

Canoagem

Nas competições nacionais, Filipe representa a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) e Jack a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI). A dupla é oriunda do antigo projeto Remando no Litoral Sul e atual Remando em Águas Baianas, uma parceria da Federação Baiana de Canoagem (Febac) com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em sete cidades: Ubaitaba, Ubatã, Itacaré, Maraú, São Félix, Camamu e Itajuípe.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora os frutos colhidos pelo incentivo do Governo do Estado, por meio da Sudesb, na canoagem. Os investimentos vão desde o fomento ao esporte, com os projetos de iniciação esportiva mais aprimoramento técnico e a construção de sete núcleos físicos de canoagem – em funcionamento em Itacaré, Ubaitaba e Ubatã; e em construção em Camamu, Ibotirama, Itajuípe, Maraú e Santo Estévão – até o apoio aos atletas, nos programas de incentivo, no transporte para as competições e nos eventos esportivos.

“A canoagem é uma das modalidades que podemos realmente dizer que existe uma Delegação Baiana nas Olimpíadas. Os resultados em nível nacional e internacional não param de aparecer da mesma forma que o incentivo do Governo do Estado com o fomento a novos talentos. A canoagem brasileira começou seu destaque com Isaquías, também advindo de projetos sociais da Sudesb, e segue com o nome dele e de cada vez mais baianos nos cenários nacionais, internacionais e olímpicos”, afirma Vicente.

A presidente da Febac, Camila Lima, confirma o destaque baiano, lembrando que Valdenice Conceição, da Associação Marauense de Canoagem, é uma das favoritas para conquistar a vaga olímpica para o Brasil na categoria C1 Feminino 200m. Ela compete nesta quarta-feira (24), também em Sarasota.

“Hoje, mais uma vez mostramos a força da Bahia na canoagem de velocidade. Amanhã, tem mais. É fundamental o apoio do Governo do Estado com as escolinhas, porque é a base que forma o alto rendimento e, consequentemente, os campeões. Nossa maior missão é levar a canoagem para todos os cantos do Estado, utilizando dessa grande ferramenta que é o esporte para promover educação, inclusão social e ajudar a transformar as vidas das nossas crianças e jovens”, finaliza Camila.

Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Divulgação

Related posts

Paraciclismo brasileiro estreia este fim de semana na Copa do Mundo 2023

Fulvio Bahia

Surf: A nova temporada de 2024 do programa talento feminino da cbsurf terá a sua primeira edição em torres no rio grande do sul

Fulvio Bahia

Mulheres são maioria dos candidatos no concurso unificado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais