BahiaGoverno do EstadoGoverno FederalSaúde

Bahia universaliza cobertura do Samu com entrega de 35 novas ambulâncias do Ministério da Saúde

A Bahia alcança, a partir de hoje, a cobertura total do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em todas as suas regiões de saúde. Em cerimônia realizada em Brasília nesta quinta-feira (27), a secretária estadual da saúde, Roberta Santana, recebeu 35 novas ambulâncias do Ministério da Saúde, como parte do processo de ampliação, expansão e renovação da frota no estado.

O reforço nos serviços de emergência contempla municípios como Salvador, Feira de Santana, Muniz Ferreira, Nilo Peçanha, Itaberaba, Lençóis, Mucugê, Piatã, Seabra, Érico Cardoso, Vereda, Guanambi, Elísio Medrado, Abaíra, Andaraí e Iaçu. Só a capital baiana, que celebra 476 anos no próximo sábado, foi contemplada com 17 novas unidades, em uma entrega que simboliza, segundo a secretária, “um presente do presidente Lula e do ministro da Saúde, Padilha, para o povo baiano”.

“Com essas novas unidades, completamos a universalização da cobertura regional do Samu. Agora a Chapada Diamantina, por exemplo, que era a última região sem cobertura, passa a contar com esse serviço essencial. Isso só está sendo possível graças à união entre Governo Federal, Estado e municípios”, destacou Roberta Santana. Outro destaque é Feira de Santana, que recebeu quatro veículos.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também destacou a relevância do investimento. “Maravilhoso, maravilhoso. Essa entrega reforça a importância da descentralização na saúde pública. Quando falamos de emergência, falamos da chamada ‘hora de ouro’: os primeiros 60 minutos que podem salvar vidas. Um atendimento rápido, com equipe preparada, faz toda a diferença. Reduz sequelas, salva vidas e transforma realidades. Quero parabenizar todos os prefeitos e prefeitas que têm compromisso com a saúde da população”, afirmou.

Desde 2023, a Bahia já recebeu 232 novas ambulâncias do Samu: 31 por ampliação de frota, 14 por expansão e 187 destinadas à renovação da frota. A produção desses veículos ocorre em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, o que contribui para a geração de emprego e renda, além do fortalecimento da indústria baiana.

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, ressaltou o protagonismo feminino no fortalecimento do SUS. “Todos nós sabemos que as mulheres são a maioria entre os profissionais que fazem o SUS funcionar todos os dias. E também são as principais usuárias do sistema. Elas estão sempre buscando os exames preventivos, cuidando da própria saúde e também da saúde de toda a família. Muitas vezes, são elas que acompanham o pai, o filho, o companheiro. Fortalecer o SUS é também reconhecer o protagonismo das mulheres na saúde do Brasil”, afirmou.

“Desde o início da nossa gestão e do presidente Lula, estamos priorizando a reestruturação da rede de urgência e emergência. Já são 194 novas ambulâncias em pouco mais de dois anos, e vem mais por aí”, anunciou a secretária, reforçando o compromisso com a interiorização dos serviços de saúde.

Com a universalização do Samu, a população baiana ganha mais agilidade e qualidade no atendimento às urgências médicas, com integração às demais redes de saúde nos territórios. O feito é considerado histórico por especialistas da área e marca um avanço na equidade do acesso aos serviços públicos de saúde no estado.

Fonte: Ascom/Sesab
Foto: Eduardo Aiche

Related posts

Arqueólogos de campus da Uneb descobrem pães mumificados datados da II Guerra Mundial

Fulvio Bahia

Mais Médicos lança edital com 5.970 vagas

Fulvio Bahia

Simm oferece 76 vagas para esta terça-feira (5)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais