ArteBrasilCulturaDocumentárioExposiçãoGoverno FederalLazerLiteraturaMuseu

Biblioteca Nacional lança série sobre acervos incluídos no Programa Memória do Mundo

Primeira temporada da série “Memória do Mundo da Biblioteca Nacional” terá sete episódios

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura – lança, nesta segunda-feira (22/01), às 17h, no seu canal no YouTube (@fundacaobibliotecanacional), a série de vídeos “Memória do Mundo da Biblioteca Nacional”. A série busca apresentar, de forma descontraída, as coleções da FBN tituladas no Programa Memória do Mundo, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que reconhece documentos, arquivos e bibliotecas considerados de grande valor para a história da humanidade. A primeira temporada terá sete episódios, de 5 a 18 minutos de duração, que serão lançados mensalmente até julho.

A cada episódio, a coordenadora de Acervo Especial da FBN, Mônica Carneiro, recebe uma servidora da instituição para falar sobre as coleções. A primeira convidada será a bibliotecária Kesiah Viana, no episódio “Coleção do Imperador: Fotografia brasileira e estrangeira do século XIX”. A coleção foi a primeira da FBN a ser nominada no Programa Memória do Mundo , em 2003, e reúne parte do registro fotográfico feito por Dom Pedro II no Brasil, com mais de 21 mil fotografias.

“A série é voltada para o público geral, não é somente para acadêmicos: queremos que as pessoas entendam de forma mais descontraída o que é nosso acervo”, afirma Mônica Carneiro. “Entre nossas obrigações, enquanto responsáveis pelos acervos nominados como Memória do Mundo, estão a preservação, disponibilização de acesso e divulgação. Ao lançarmos esta série, pretendemos contribuir, ainda, para que outras instituições também busquem estes títulos junto à Unesco, porque é sempre importante que se valorize e divulgue o patrimônio nacional”, completa.

A realização da série é da Coordenadoria de Promoção e Difusão Cultural/CCD, da FBN. Produção, montagem e direção: Alberto Teixeira, Renato Moulin e Rodrigo Giolito. Confira a lista com todos os episódios da primeira temporada:

● 22/01, às 17h: Coleção do Imperador: Fotografia brasileira e estrangeira do século XIX (com Kesiah Viana);

● 26/02, às 17h: Coleção Alexandre Rodrigues Ferreira (com Ana Lúcia Merege);

● 25/03, às 17h: Matrizes de Gravura da Casa Literária do Arco do Cego (com Juliana Uenojo);

● 22/04, às 17h: Carta Real de Abertura dos Portos ao Comércio com as Nações Amigas (com Ana Lúcia Merege);

● 20/05, às 17h: Arquivo Arthur Ramos (com Luciane Medeiros);

● 24/06, às 17h: Arquivo Lima Barreto (com Maria Fernanda Nogueira);

● 22/07, às 17h: Cartas Andradinas (com Ana Lúcia Merege).

Programa Memória do Mundo

Criado pela Unesco em 1992, o Programa Memória do Mundo (Memory of the World – MoW) reconhece documentos, arquivos e bibliotecas considerados de grande valor para a história da humanidade, que são inseridos no Registro Internacional de Patrimônio Documental, a partir da aprovação, por comitê de especialistas, da candidatura encaminhada pela instituição detentora do acervo. O objetivo do Programa é promover a identificação e proteção de acervos arquivísticos e estimular a preservação e a ampla difusão e acesso desses acervos, contribuindo para despertar a consciência coletiva para o patrimônio documental da humanidade.

Em 2003, com a nominação da coleção de fotos do Dom Pedro II, da FBN, foi desenvolvido um comitê regional para cuidar do reconhecimento para a América Latina e Caribe (MoW Lac), além de outro nacional para a indicação de fundos documentais do Brasil (Mow Brasil). A maioria dos acervos nominados da FBN foram nominados nessas categorias

Serviço:

Lançamento da série “Memória do Mundo da Biblioteca Nacional
Episódio: “Coleção do Imperador”, com Mônica Carneiro e Kesiah Viana
Data: 22/01
Hora: 17h
Transmissão: www.youtube.com/@fundacaobibliotecanacional

Fonte: Fundação Biblioteca Nacional (FBN)
Foto: Divulgação

Related posts

Promessa da natação paralímpica quer seguir legado de Daniel Dias

Fulvio Bahia

“Cine pra Rua” em Salvador exibe O Palhaço, de Selton Mello, em sessão gratuita para pessoas em vulnerabilidade

Fulvio Bahia

BNDES aprova R$ 180 milhões do Fundo Amazônia para bombeiros de quatro estados

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais