BrasilCriançaGoverno FederalMunicípiosSaúdeSaúde MentalSUS

Camaçari passa a integrar o programa nacional “Unidade Amiga de Adolescentes”

Camaçari foi escolhida entre os municípios do Nordeste para receber o projeto-piloto Unidade Amiga de Adolescentes – SUS ao seu alcance, uma iniciativa do Ministério da Saúde por meio da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Instituto Veredas. O objetivo é qualificar os serviços da Atenção Primária à Saúde para oferecer um atendimento mais acolhedor, resolutivo e apropriado ao público adolescente.

No município, o piloto está acontecendo na Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Vitória, com o apoio das Secretarias de Saúde de Camaçari (Sesau) e do Estado da Bahia (Sesab). Nesta terça-feira (27), foi realizada a primeira oficina voltada para adolescentes, uma das ações que integram a primeira etapa do projeto.

A atividade conta com a participação de 10 adolescentes, com idades entre 10 e 17 anos, moradores da área de abrangência da USF Nova Vitória. De forma ativa, os jovens podem contribuir com sugestões e opiniões para a construção do modelo de atendimento ideal para essa faixa etária.

Além da oficina, a primeira fase do projeto incluiu a capacitação dos 30 servidores da unidade, entre profissionais de saúde e equipe administrativa. A formação abordou estratégias e práticas para melhorar o cuidado integral à saúde dos adolescentes.

Ana Paula Mira, da área técnica de saúde do adolescente da Diretoria de Atenção Básica (DAB), destacou a escolha de Camaçari para receber o piloto. “Nosso município foi escolhido pela vocação em ações voltadas para crianças e adolescentes. A USF Nova Vitória tem um histórico de atuação com esse público, o que fortalece a experiência do projeto aqui”, afirmou.

A pesquisadora Victoria Menin, do Instituto Veredas, reforçou que o projeto é um primeiro momento, para que, através das experiências, vivências e aprimoramentos, possa ser expandido. “Estamos testando esse modelo de cuidado como um primeiro desenho para a implementação de uma política pública que será estendida em nível nacional. No Brasil, o programa está presente em cinco regiões: além de Camaçari, participam os municípios de Manoel Urbano (AC), Itapecerica (SP), Senador Canedo (GO) e Porto Alegre (RS), atendendo unidades com perfis variados”, explicou.

A primeira etapa do projeto foi iniciada no dia 20 de maio e incluiu também visitas ao território, reconhecimento de serviços, conversas com equipes locais e Agentes Comunitários de Saúde. A programação do primeiro estágio continua nos dias 10 e 11 de junho, com novas ações.


Fonte: Secom PMC
Foto: Juliano Sarraf

Related posts

Camaçari: Espaço Universitário será inaugurado na Cidade do Saber

Fulvio Bahia

Brasil pode retomar certificação de país livre de sarampo

Fulvio Bahia

Catu: Semana da Cultura Evangélica encerra com noite histórica de fé, emoção e adoração

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais