Ação SocialCâmara dos DeputadosEducaçãoEscolaPolítica

Câmara divulga estudantes sorteados para etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro

O programa, que simula a jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, é voltado à educação para a democracia.

A Câmara dos Deputados informa que já está disponível o resultado do sorteio para a etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro 2023. Agora, os 40 primeiros candidatos sorteados em cada UF terão a documentação analisada pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da instituição, conforme requisitos presentes no regulamento do programa. A relação final de inscritos habilitados será divulgada no dia 18 de julho.

O programa, que simula a jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, é voltado à educação para a democracia. As atividades proporcionam experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos do programa é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa.

Os participantes foram selecionados a partir de um sorteio, realizado na última terça-feira (4), no Cefor. Para garantir a transparência do processo, o sorteio foi acompanhado por uma representante da Secretaria de Controle Interno da Câmara dos Deputados e um representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação.

Confira o resultado do sorteio e a colocação dos sorteados.

Etapas
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado em três etapas: local, estadual e nacional.

⦁ Etapa local – Jornada de Aprendizagem Cidadã
Ocorre de 24 de julho a 10 de setembro, com atividades realizadas a distância nas próprias cidades dos alunos inscritos.

A duração desta etapa é de sete semanas e o objetivo é que cada jovem conheça sua realidade local a partir de uma questão que o mobilize dentro do tema da edição deste ano: “A educação que queremos”. A partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens, cada estudante deverá formular e entregar um discurso como candidato a parlamentar jovem.

⦁ Etapa estadual
Também realizada a distância, acontece de 11 de setembro a 10 de novembro.

Para esta fase, são selecionados 108 estudantes – 4 vagas por estado e para o Distrito Federal.  É realizada neste período a seleção do deputado jovem que irá representar os demais na Câmara dos Deputados.

⦁ Etapa nacional
Realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 5 a 7 dezembro.

São 27 vagas para a etapa nacional, sendo uma para cada unidade da federação. A missão dos deputados jovens neste momento será aprimorar as ideias e propostas que trouxeram de seus estados e elaborar conjuntamente uma Carta do PJB à Câmara dos Deputados. Essa carta deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos deputados federais, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação.

Os participantes selecionados para a etapa nacional terão como um de seus desafios buscar um professor de sua escola, de qualquer disciplina, para apoiá-lo voluntariamente durante a realização das atividades. A Câmara dos Deputados irá custear para os finalistas e seus professores apoiadores as despesas com passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento em Brasília.

Fonte / Imagem: ASCOM Câmara dos Deputados

Related posts

Aprovação de projeto de lei do Bahia Sem Fome abre caminho para ampliação de políticas de segurança alimentar

Fulvio Bahia

Paulo Afonso: Palestras e exposições deram continuidade a Semana de Meio Ambiente

Fulvio Bahia

Maio Amarelo: Circuito Infantil de Bike da Transalvador promove diversão e aprendizagem 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais