Câmara dos DeputadosEducaçãoPolíticaSegurança Pública

Centro de Estudos da Câmara discute como prevenir e combater a violência nas escolas

Até abril deste ano já haviam sido registrado 24 ataques a escolas.

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) reúne-se nesta terça-feira (17) para discutir o papel do Estado na prevenção e no combate à violência nas escolas. A audiência será realizada a partir das 16 horas, no plenário 15.

O estudo sobre o tema é relatado pelo deputado Da Vitória (PP-ES) e deve buscar soluções para a convivência democrática na escola, para a resolução construtiva de conflitos, o fortalecimento do diálogo e o respeito à diversidade.

“A violência nas escolas é um problema dramático que tem sido registrado, infelizmente, com mais frequência”, lamenta o deputado Jorge Goetten (PL-SC). Ele pediu a realização do debate para escutar representantes de vários órgãos “em prol de soluções efetivas que possam responder aos anseios da sociedade no enfrentamento à violência nas escolas”.

Sistema nacional de combate à violência
Em agosto, o presidente Lula sancionou a Lei 14.643/23, que obriga o Poder Executivo a implantar um serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar.

A lei foi uma resposta a episódios recentes de violência nas escolas, como o ataque a uma creche em Blumenau (SC), ocorrido em abril, que vitimou quatro crianças com idades entre 4 e 7 anos.

O que é o Cedes
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado a análise e discussão de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do Brasil.

Desde sua instalação, em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes.

O colegiado é composto por 23 parlamentares e presidido pelo deputado Da Vitória.

As publicações podem ser baixadas gratuitamente aqui ou podem ser adquiridas no site da Livraria da Câmara.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Jaelson Lucas/Agência de Notícias do Paraná

Related posts

Iguana de 1,5 metro é resgatada por integrantes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar em Barreiras

Fulvio Bahia

Matrícula 2024: Estudantes do Ensino Médio já podem solicitar a vaga pela internet

Fulvio Bahia

Cipe Central apreende arma e drogas na cidade de Ipiaú

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais