ImprensaJustiçaMunicípios

Colbert desafia lei federal com jornada abusiva para jornalistas em Feira de Santana

Sinjorba aciona a justiça e alerta para passivo trabalhista causado por decisão do prefeito

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) decidiu entrar na Justiça contra a Prefeitura de Feira de Santana, após a gestão do prefeito Colbert Martins (MDB) manter uma jornada de 40 horas semanais para jornalistas, em desacordo com a legislação federal que limita a carga horária a 25 horas. A decisão veio após a prefeitura responder ao sindicato, defendendo que a lei municipal prevalece sobre as normas federais.

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, condenou a postura de Colbert, afirmando que o prefeito está deliberadamente criando um passivo trabalhista que pode resultar em futuras condenações judiciais contra o município. “Essa postura da Prefeitura tem como raiz a aposta do prefeito na lentidão do Judiciário em corrigir a ilegalidade,” declarou Moacy, enfatizando que os jornalistas contratados poderão cobrar horas extras na Justiça.

Além de acionar a Justiça, o Sinjorba planeja levar o caso ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e estudar a responsabilização direta do prefeito por ato ilegal. A entidade também destacou que a medida contraria exemplos de outros entes públicos, como o governo da Bahia e a Câmara Municipal de Camaçari, que ajustaram suas jornadas para cumprir a legislação federal.

Fonte: Panorama da Bahia
Foto: Divulgação

Related posts

Descriminalizar drogas é competência do Congresso, declara Barroso

Fulvio Bahia

Infância sem Racismo – Defensoria se manifesta em favor da educação antirracista, após críticas ao livro de Djamila Ribeiro

Fulvio Bahia

Prefeitura de Jacobina cancela festa de São João, a poucos dias dos festejos juninos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais