BahiaGoverno do EstadoViolência contra crianças e adolescentes

Combate à exploração sexual e trabalho infantil são temas da campanha lançada pelo Governo do Estado

O Governo da Bahia lançou, nesta semana, mais uma campanha de conscientização para o combate à exploração sexual e trabalho infantil. O objetivo é alertar a população baiana para essa dura realidade que acontece em todo o país, e incentivar os registros de denúncia, já que muitos casos ainda são subnotificados devido ao medo, à falta de informação e ao grande tabu que o assunto representa para a sociedade.

“É, sem dúvidas, uma mobilização importante no propósito de contribuir para o enfrentamento à violação de direitos das nossas crianças e adolescentes, destacando a importância da denúncia. O Governo do Estado volta seu olhar para esta pauta, tem investido em diversas ações de comunicação e, principalmente, no cofinanciamento de serviços especializados para o público vítima destas violências, através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, ressaltou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis.

Para tratar desse tema sensível, a campanha, executada pela agência Leiaute, utiliza artifícios e elementos lúdicos para chamar atenção de adultos e crianças. Mobiliários interativos simulando uma caixa de brinquedo estão sendo instalados em pontos de ônibus localizados em lugares de grande circulação, além do metrô, terminais rodoviários e em grandes shoppings de Salvador, que também entraram como apoiadores da causa, junto com a Amora Brinquedos, que produziu a boneca Lulu em diversas escalas.

A campanha ‘lançou’ dois novos brinquedos, uma boneca e um urso de pelúcia que, ao serem apertados no local indicado, falam frases de alerta, todas relacionadas aos dados do trabalho infantil e do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Conforme a coordenadora de Atendimento da Leiaute, Samantha Marchiori, a ideia foi concebida para que o formato da peça atraia a atenção do público. “Já a mensagem contrasta com esse universo lúdico, mostrando a triste realidade de milhões de crianças”, explicou.

As mensagens ditas pela boneca, chamada de Lulu Alerta, são: “Quase 2 milhões de crianças e adolescentes são forçados a trabalhar. Isso não é brincadeira. Disque 100 ou procure o CRAS ou CREAS da sua cidade e ajude as crianças e adolescentes. Denuncie!” e “O trabalho infantil rouba a melhor parte da vida de milhões de crianças e adolescentes. Isso não é brincadeira. Disque 100 ou procure o CRAS ou CREAS da sua cidade e ajude as crianças e adolescentes. Denuncie!”.

Já o Ursinho Atento, ao ser apertado, fala: “Sabia que 80% da violência sexual infantojuvenil acontece dentro de casa? Isso não é brincadeira. Disque 100 ou procure o CRAS ou CREAS da sua cidade e ajude as crianças e adolescentes. Denuncie!” e “Apenas 10% dos casos de violência sexual infantojuvenil são notificados. Isso não é brincadeira. Disque 100 ou procure o CRAS ou CREAS da sua cidade e ajude as crianças e adolescentes. Denuncie!”.

A campanha também vai rodar no ambiente digital, além de uma grande Corrente da Vigilância, contando com a presença de influencers e personalidades de todo o Brasil, que serão publicados e veiculados nas redes sociais e canais oficiais do Governo do Estado.

Fonte: SECOM GOVBA
Imagem: Divulgação

Related posts

Funceb inscreve Bandas Filarmônicas para o desfile 2 de julho até esta quarta-feira (14)

Fulvio Bahia

Seminário vai tratar do financiamento de políticas de combate à violência contra crianças e adolescentes

Fulvio Bahia

Bahia tem menor dívida desde que a LRF entrou em vigor, e segue vice-líder no país em investimentos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais