A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (17) sobre a resolução do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, aprovada em março de 2022, que trata da relação entre o bem-estar animal, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
A chamada Resolução Nexus solicita que Estados-membros protejam a vida selvagem e outros animais não humanos, considerando o crescente consenso de que o bem-estar animal e a proteção dos ecossistemas estão intrinsecamente relacionados.
O autor do requerimento para realização do debate é o deputado Nilto Tatto (PT-SP). Ele vê a proteção animal como um dos mais significativos desafios enfrentados pela comunidade global atualmente. “Inclui-se aí a redução do risco de novas e emergentes infecções por doenças zoonóticas, a mitigação das mudanças climáticas e de outras ameaças ambientais e assegurando sistemas alimentares seguros e sustentáveis”, afirmou.
Foram convidados para o debate:
- a diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vanessa Negrini;
- o pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Celso Funcia Lemme;
- a diretora-executiva da Mercy for Animals no Brasil, Cristina Mendonça;
- a coordenadora de Programas de Food Systems, Karina Ishida;
- o especialista em Políticas Públicas da The Good Food Institute Brasil, Alysson Soares.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Marcos Vergueiro/Governo de Mato Grosso