MunicípiosPolíticaViolência contra crianças e adolescentes

Direito da criança e adolescente é tema de evento na UPB

Encontro faz parte de uma parceria entre a entidade municipalista e o Ministério Público.

O acolhimento de crianças e adolescentes e o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária foi tema de encontro realizado na tarde da última segunda-feira (22), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB). O evento faz parte de uma parceria firmada entre a entidade municipalista e o Ministério Público.

Representando o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, o superintendente Elve Cardoso, ressaltou que a juventude desempenha um importante papel na sociedade. “As crianças e os adolescentes representam a nossa continuidade, o nosso futuro e devem ser sempre protegidas. A UPB, como representante dos municípios da Bahia, se sente bastante honrada em sediar um evento como esse, pois é no município que as coisas acontecem”, enfatizou. Cardoso fez ainda uma saudação especial a Naiara Oliveira, secretária de assistência social de Belo Campo que participa do encontro.

“Viemos hoje mais uma vez dialogar com todas as instituições que fazem parte do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente do estado da Bahia. Esse processo contínuo de troca de saberes e experiências tem se apresentado um grande marco na história da atuação dessas instituições [UPB e MPBA] com a cristalização de um espaço de diálogo, entendimento, capacitação e fortalecimento das políticas públicas associadas à infância e à juventude na Bahia. Essa articulação é extremamente salutar para a capacitação dos agentes públicos quando as mais recentes alterações normativas da área”, explicou a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da
Criança e do Adolescente – CAOCA-MPBA, Ana Emanuela Cordeiro Rossi Meira.

O Desembargador Coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça – CIJ-BA, Salomão Resedá, agradeceu pela iniciativa. “A palavra hoje é gratidão a UPB, ao Ministério Público e a todos os segmentos da sociedade aqui representados. Muito obrigado a todos que estão buscando a construção de um futuro melhor para o homem do amanhã, que são as nossas crianças e adolescentes”, disse.

Para a procuradora geral de justiça adjunta para assuntos Jurídicos, Wanda Caldas Figueiredo, que representou a procuradora geral de Justiça, Norma Cavalcanti, destacou a importância do evento. “Esse seminário é um instrumento da parceria firmada entre a UPB e o Ministério Público para desenvolver ações de garantia dos direitos da criança e do adolescente”, declarou.

Por fim, a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da AssistênciaSocial – COEGEMAS-BA, Ediana Dourado, destacou a importância da pauta para os municípios. “Eles são os que mais sofrem com a ausência de serviço na ponta. Precisamos construir estratégias junto ao Ministério Público. A política de assistência social prioriza a convivência familiar. A nossa base é a proteção social e o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário”, completou.

Fonte / Foto: ASCOM UPB

Related posts

Edição da Câmara Itinerante ocorre em Paripe

Fulvio Bahia

Augusto Vasconcelos propõe água mineral em latas de alumínio

Fulvio Bahia

Jequié: Prefeitura inicia mais uma etapa de entrega dos kits de cestas básicas, higiene, limpeza e dormitório às famílias cadastradas durante enchentes

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais