Câmara dos DeputadosPolíticaServiços

Em Brasília, Lídice cobra retorno de Superintendência do INSS para a Bahia

Em audiência pública realizada, na tarde da última terça-feira (13), na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância e Família da Câmara dos Deputados, foi discutido o retorno de uma Superintendência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no estado da Bahia. O encontro contou com a participação da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, Daniela Lima e da representante do INSS, Lea Bressy.

Lídice, que é coordenadora da bancada da Bahia na Câmara, e autora do requerimento que solicita a reinstalação da Superintendência do INSS na Bahia, junto com o deputado federal Florentino Neto (PT-PI), argumentou que o Estado possui uma população e extensão territorial que justificam a ampliação das atividades do órgão. Atualmente, o INSS possui sete gerências e 123 agências na Bahia, que está subordinada a uma superintendência em Pernambuco.

“Nós somos um Estado de população pobre, que depende muito dos serviços do INSS e da sua celeridade e uma superintendência lá vai otimizar o atendimento ao segurado. Hoje, se tiver consertar um sistema elétrico ou de ar-condicionado ou mesmo outras modificações e pequenas obras, não temos autonomia, precisaremos de licitações que são feitas em na superintendência de Recife levando mais tempo e certamente mais dificuldade”, comentou a deputada Lídice da Mata.

Presente na audiência, a superintendente do INSS nas regiões Norte e Centro Oeste, Lea Bressy, argumentou que a implantação de uma Superintendência na Bahia teria um impacto de R$ 1,5 milhão. A deputada Lídice da Mata afirmou que o impacto seria pequeno, se considerados os benefícios e a produtividade alcançados com a implantação da unidade no Estado.

De acordo com dados apresentados pela presidente da OAB da Bahia, Daniela Lima, a circunscrição da superintendência do Nordeste, que abrange todos os estados da Região atende uma população de mais de 54 milhões de brasileiros.

Já no Norte e Centro Oeste, a população assistida é de mais de 33 milhões. Ela lembrou que o INSS no Sul do Brasil tem um alcance de 29 milhões de brasileiros assistidos, enquanto o Sudeste do país tem três superintendências.
Ela defende que a Bahia tenha uma nova unidade por conta da demanda e dos mesmos argumentos elencados pela deputada federal Lídice da Mata.

Fonte: ASCOM dep Lídice da Mata PSB/BA
Foto: Chico Ferreira/ PSB na Câmara

Related posts

Presidente Carlos Muniz recebe  representantes da APLB-Sindicato

Fulvio Bahia

Servidores públicos da Bahia enviam carta ao governador Jerônimo Rodrigues em defesa do Planserv

Fulvio Bahia

Primeiras cirurgias cardíacas são realizadas no Hospital Estadual Costa das Baleias

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais