BahiaGoverno do EstadoJustiça

Em Salvador, Governador participa da inauguração da nova sede Advocacia-Geral da União com presença de ministros

Novo local visa ampliar a eficiência dos serviços prestados à administração pública e integrar os setores das procuradorias

A Advocacia-Geral da União (AGU) inaugurou, nesta segunda-feira (2), uma nova sede em Salvador, no edifício da Receita Federal, na Avenida Paralela. O espaço, que ocupa dois andares do prédio, incluindo o lobby e o 1º andar, oferece uma estrutura moderna, onde vão trabalhar 300 funcionários da Procuradoria-Geral da União e a Procuradoria-Geral Federal, fortalecendo a atuação da AGU na representação jurídica da União.

O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia, acompanhando o ministro da Casa Civil Rui Costa, e o ministro da Advocacia Geral da União Jorge Messias. Para ele, uma aproximação geográfica da administração estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), que fortalece o vínculo da AGU com o Estado.

“Nós já temos uma parceria muito forte com a AGU. Podemos dar como exemplo os precatórios, a instalação da BYD na Bahia, por conta dos incentivos, também dos direitos respeitados das famílias atingidas pelos fogos em Santo Antônio de Jesus. A sede nova aproxima fisicamente a gente e eu espero que aqui possa ser, realmente, um ambiente de maior resolutividade para a gente poder ver fortalecida a defesa do patrimônio da União”, disse Jerônimo.

Segundo Jorge Messias, ministro da Advocacia Geral da União, a mudança para o novo local visa ampliar a eficiência dos serviços prestados à administração pública e integrar os setores das procuradorias.

“Prestamos um serviço fundamental para a sociedade e essa mudança representará investimento em tecnologia da informação, em inteligência artificial, para que a gente possa prestar um serviço ainda melhor para a sociedade brasileira e para a sociedade baiana. Teremos uma unidade de atendimento ao cidadão para a realização de acordos, transações. Todo o modelo foi pensado para melhorar e facilitar a vida do cidadão, do contribuinte, que é o nosso foco principal”, detalhou.

A AGU tem entre suas atribuições o assessoramento jurídico ao Poder Executivo, a representação jurídica da União, a mediação de conflitos administrativos e a prevenção de litígios. A instituição é composta por órgãos como a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Procuradoria-Geral do Banco Central e a Consultoria-Geral da União.

Para o ministro Rui Costa, o novo ambiente estimula maior presença da AGU na Bahia para a defesa do interesse público.

“A expectativa é que esse novo ambiente estimule maior presença, maior integração na garantia da defesa do interesse público. É disso que se fala para uma melhor alocação dos recursos públicos, melhor qualidade do gasto público”, completou.

Fonte: Secom GovBa
Foto: Feijão Almeida

Related posts

Startup brasileira “Biografia Preta” lança internacionalmente Primeira IA Afroreferenciada na maior feira de tecnologia e inovação do mundo, nesta quinta (14)

Fulvio Bahia

Dia D da vacinação contra poliomielite e outras doenças acontece em 90 pontos de Salvador neste sábado (8)

Fulvio Bahia

Odontomóvel leva saúde bucal a escolas estaduais de 7 novos municípios

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais