DrogasFiscalizaçãoGoverno FederalTrânsito

Encerra neste domingo (31) prazo para motoristas de vans, ônibus e caminhões colocaram em dia o exame toxicológico

A medida vale para os condutores com carteira de habilitação vencendo entre janeiro e junho; a falta do exame é considerada infração gravíssima, com penalidade de multa

Termina neste domingo (31/03) o prazo para condutores das categorias C, D e E, que têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencendo entre janeiro e junho, colocarem o exame toxicológico em dia. As multas para quem não regularizar a situação serão aplicadas a partir de 1º de maio.

A falta do exame toxicológico é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com penalidade de multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os motoristas precisam fazer o teste em um laboratório credenciado.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) alerta aos condutores das categorias C, D e E que o cometimento da infração pelo descumprimento do prazo estabelecido será verificado diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal. Isso significa que, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor poderá ser multado.

Conscientização

Com o objetivo de orientar os condutores, a Senatran realizou campanhas educativas, além de emitir alertas por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT), para os condutores com CNHs válidas e vencidas, e cujos exames estão vencidos há mais de 30 dias.

Saiba como verificar se seu exame toxicológico está em dia:

 Acesse a área do condutor na CDT;

Clique no botão “Exame Toxicológico”;

Verifique se o prazo para realização está vencido;

Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para realização do exame toxicológico.

Prazo

Pelo escalonamento definido pela Senatran, os condutores das categorias C, D e E com a CNH vencendo entre julho e dezembro tem até 30 de abril para fazerem o exame toxicológico. As multas para esse grupo passarão a ser aplicadas a partir de 31 de maio.

Fonte: Agência GOV
Foto: Rovena Rosa

Related posts

BNDES investe em vacina contra covid-19 desenvolvida pela Fiocruz

Fulvio Bahia

Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação contra a Dengue

Fulvio Bahia

Estado e Ministério da Justiça entregam equipamentos de segurança e anunciam segunda edição do Pronasci na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais