Ação SocialBahiaBrasilDefensoria PúblicaDireitos HumanosInclusão SocialNordesteSalvador

Encontro Nacional das Ouvidorias das Defensorias acontece de 2 a 5 de julho, em Salvador

Evento reúne ouvidores e ouvidoras de todo o Brasil e prevê palestras, oficinas, reuniões e visita à comunidade quilombola de São Tomé de Paripe

Durante quatro dias, de 2 a 5 de julho, a Defensoria Pública do Estado da Bahia recebe integrantes das Ouvidorias de todo o Brasil para encontro nacional, que acontece no auditório da Esdep, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

O evento visa ampliar a troca de experiência, conhecimento e informações, bem como discutir as disparidades regionais no funcionamento das ouvidorias, inclusive a possibilidade de ampliação dessas estruturas nos estados onde não existem. As ouvidorias têm um papel importante para assegurar um acesso mais equitativo à justiça, especialmente às populações tradicionalmente marginalizadas e vulneráveis, como povos indígenas, quilombolas, comunidades marisqueiras e de fecho e fundo de pasto.

Na programação, está prevista uma série de atividades, incluindo palestras, oficinas, reuniões e visitas a comunidades tradicionais. Pela primeira vez, confirmaram presença os ouvidores da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

“Receberemos, aqui na Bahia, ouvidorias externas de todas as defensorias públicas do país. Hoje, somos 17 e estamos lutando pela implantação desse espaço em cada Defensoria do país. Acreditamos que será um momento rico e potente”, afirmou a ouvidora-geral da DPE-BA, Naira Gomes.

Ela afirma ainda que na abertura do encontro, a DPE-BA fará o painel Diálogos, Perspectivas e Avanços da Ouvidoria da Bahia entre maio de 2023 e maio de 2014, para fortalecer ainda mais a troca de experiência e de realidades. “A cada evento, saímos mais bem informados, conhecemos novas comunidades e podemos levar contribuições importantes a nossos estados”, pontuou. 

Durante o Encontro Nacional, haverá visita à comunidade tradicional Quilombo Alto do Tororó, no bairro de São Tomé de Paripe, em Salvador. A Esdep-BA (Escola Superior da Defensoria) acompanhará a itinerância como atividade de imersão do 32º Curso de Formação dos Novos(as) Defensores(as), empossados(as) mês passado, que irão à localidade, juntamente com os ouvidores(as).

O evento foi planejado pela Ouvidoria da Defensoria da Bahia, em parceria com a Esdep.

PROGRAMAÇÃO

8h – Ato cívico ao 2 de julho – Independência da Bahia 
Local de encontro: Largo da Lapinha 

DIA 3/07/2024 
8h30 às 9h: Boas-vindas da Gestão da Defensoria Pública do Estado da Bahia 
9h às 11h: Apresentação do painel de atuação da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia. 
11h às 12h: O Papel da Ouvidoria no Diálogo entre Saber Escutar e Saber Fazer em Tempos Instantâneos
12h: Saída para Almoço
14h às 18h – Abertura da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias Públicas da Bahia
20h Jantar – “Amigos das Ouvidorias”

DIA 4/7/2024 
9h às 12h: Abertura da oficina de “ Proteção de defensores de Direitos Humanos”  
12h: Saída para almoço 
14h às 18h – Visita externa à comunidade tradicional e roda de conversa entre comunidade, ouvidorias da DPU, DPE e MDS. 

DIA 5/7/2024 
8h às 12h: Imersão “Caminhos para a proteção das terras e dos territórios dos povos e comunidades tradicionais.” 
12h: Almoço
14h às 18h: Reunião interna – Pauta reunião ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias. Mesa de debate com sistematização de princípios. Debate de premissas e perspectivas da Carta de Princípios-BA.

Serviço
O quê: Encontro Nacional das Ouvidorias das Defensorias Públicas
Quando: De 2 a 5 de julho
Onde: Diferentes locais. Ver programação.

Fonte / Card: ASCOM DPE/BA

Related posts

Economia criativa vai gerar 1 milhão de empregos até 2030

Fulvio Bahia

SIMM oferece 38 vagas de emprego para esta quarta-feira (19)  

Fulvio Bahia

Codecon realiza “Operação em Cena” para fiscalizar cinemas em Salvador 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais