BrasilCapacitaçãoJustiçaTribunal de Contas da União

Escola Superior do TCU passa a oferecer mestrado profissional em controle da administração pública

Edital de seleção para a primeira turma do curso do Instituto Serzedello Corrêa (ISC) deve ser publicado até abril deste ano

O Ministério da Educação (MEC) homologou a aprovação do mestrado profissional em Controle da Administração Pública, do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), a Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU). A Portaria 2.149/2023, publicada no dia 26 de dezembro, reconheceu o curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado), avaliado e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital para seleção da primeira turma deve ser publicado até abril de 2024. O início das aulas está previsto para agosto.

O corpo docente é formado por professores doutores do TCU e de instituições parceiras e conta com nomes como Bruno Dantas, presidente do Tribunal, e Antonio Anastasia, ministro da Corte de Contas. Os doutores Edans Sandes, Hugo Leonardo Carvalho, Luiz Akutsu, Remis Balaniuk, Roberto Nascimento, além de Andre Rauen (IPEA), Edilson Ferneda (UCB), José Alves Dantas (Bacen) e Rafael Silveira (Senado) também compõem do grupo de professores. A coordenação acadêmica será de Lucas Ferreira.

O Programa de Mestrado Profissional em Controle Governamental contempla duas linhas de pesquisa. Uma delas aborda “Fundamentos e Instrumentos de Controle Governamental” e busca investigar e compreender os fundamentos do controle governamental e as questões teóricas e práticas decorrentes de sua atuação na Administração Pública, sob a perspectiva de atores como controladorias, tribunais de contas, Poder Legislativo e agências reguladoras.

A linha se organiza em quatro temas, cada um com um grupo de pesquisa: Instrumentos de Controle, Combate à Fraude e à Corrupção, Controle de Políticas Públicas, Regulação e Desestatização. As aulas serão ministradas pelos docentes Bruno Dantas, presidente do TCU, Antonio Anastasia, ministro da Corte de Contas, Lucas FerreiraRoberto Sergio do NascimentoRafael Silveira e SilvaLuiz Akutsu

A segunda linha, “Tecnologias para Inovação do Controle Governamental”, pretende identificar, avaliar, propor e aplicar teorias, metodologias e ferramentas tecnológicas com a finalidade de potencializar e aprimorar a atividade de controle governamental, por meio da disseminação de conhecimentos e produção de inovações, aplicáveis aos problemas e desafios enfrentados na Administração Pública. Os eixos temáticos são: Auditoria Contínua, Geocontrole, Avaliação de Impacto e de Riscos, Inovação e Transformação Digital, Compras Públicas de Inovação. Os conteúdos serão lecionados pelos docentes Hugo Leonardo Menezes de CarvalhoRemis BalaniukJosé Alves DantasEdans Flávius de Oliveira SandesAndré Tortato Rauen.

O curso terá a duração de 24 meses, totalizando 480 horas, com oferta semestral de disciplinas. Há previsão de créditos de atividades complementares, que incluem participação em projetos e/ou grupos de pesquisa no Brasil e no exterior; participação em projetos, atividades de extensão; apresentação em congressos, simpósios, minicursos, oficinas ou outras atividades acadêmicas; organização de eventos; publicação de anais, resenhas, artigos em revistas especializadas. As disciplinas serão ofertadas presencialmente ao longo dos 18 meses iniciais. Os outros seis meses vão ser destinados à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Fonte: TCU/GOVBR
Foto:

Related posts

Brasil teve 180.395 novas vagas de emprego em janeiro de 2024, segundo Caged

Fulvio Bahia

Especialistas alertam: hipertensão arterial também ocorre na infância

Fulvio Bahia

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais