Câmara dos DeputadosDiversidade de GêneroPolítica

“Esse é um assunto que diz respeito aos direitos civis”, defende Lídice sobre casamento civil igualitário

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), saiu em defesa do casamento civil igualitário na última terça-feira (19), na reunião deliberativa da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família realizada na Câmara dos Deputados em Brasília.

“O que tava em discussão na minha concepção não diz respeito a crença religiosa. Eu também sou católica. E ser católica não quer dizer que tenha que ser de direita. Pode ser católica de esquerda, pode ser católica de centro. Então não vejo porque essa discussão religiosa tem que fazer parte desse assunto”, questionou a parlamentar.

O direito foi conquistado por meio de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4277 e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 132, registrando a união estável para casais do mesmo sexo, direito este conquistado a mais de 10 anos pelo movimento LGBT brasileiro.

“Esse é um assunto que diz respeito aos direitos civis, que diz respeito à sucessão de uma família, que diz respeito ao uso de um plano de saúde, que diz respeito ao direito de herança. Então, nós haveremos de tratar dessa forma. Há de prevalecer sempre a ideia de que a lei deve comandar o nosso sentimento em relação a isso. É por isso que existe a separação da religião do Estado”, defendeu a deputada Lídice da Mata.

Fonte: ASCOM Dep. Fed. Lídice da Mata
Foto: Chico Ferreira/Liderança do PSB na Câmara

Related posts

Em lançamento de pré-candidato a vereador, Rosalvo garante governo pras pessoas e Naide Brito dispara contra Oposição: “o que não falta nesta cidade é fake News”

Fulvio Bahia

Lei que proíbe sacolas plásticas não recicláveis vai vigorar neste mês

Fulvio Bahia

Pretas por Salvador cobram recuperação do monumento de Mãe Stella de Oxóssi

admin

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais