BrasilGoverno FederalInclusão SocialLGBTQIA+

Governo Federal aprova rito simplificado para refúgio de pessoas LGBTQIA+ 

Medida foi deliberada em reunião ordinária do Conare.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública aprovou na última quinta-feira (18) a adoção de procedimento simplificado para análise de pedidos de refúgio de pessoas LGBTQIA+ provindas de países que aplicam pena de morte ou prisão para gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.  

A medida foi deliberada em reunião ordinária do Comitê Nacional para Refugiados (Conare). O órgão reconhece a população em questão como “grupo social com temor de perseguição, que merece a proteção do Estado brasileiro”, conforme definido pelo Estatuto Nacional do Refugiado e pela Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados. 

De acordo com o Conare, a decisão representa um marco histórico e possui caráter interministerial em razão da participação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. 

“Com esta decisão, simbólica, tendo em vista o Dia Internacional de Combate à Homofobia, em 17 de maio, o Conare ressalta a posição histórica do Brasil de país de vanguarda na defesa nacional e internacional da população LGBTQIA+ e cria possibilidades para a integração, de forma segura e humanitária, desses migrantes na sociedade brasileira.” 

Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Related posts

STF reconhece direito de testemunhas de Jeová recusar transfusão

Fulvio Bahia

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Fulvio Bahia

Brasil notificará autoridades espanholas após racismo contra Vini Jr

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais