BrasilEconomiaGoverno FederalSaúde

Governo Federal autoriza aumento de 5,6% no preço de remédios

Medida vale a partir da última sexta-feira (31)

O governo federal autorizou na última sexta-feira (31) o reajuste de 5,6% nos preços de medicamentos. A medida já entrou em vigor e o valor pode ser aplicado pelas fabricantes.

O cálculo é feito a partir de um modelo de teto de preços com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e outros fatores, como produtividade.

De acordo com a resolução, publicada no Diário Oficial da União, as empresas não podem vender os remédios a preços superiores aos determinados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). Terão de dar ampla publicidade aos preços em veículos de grande circulação e deverão manter à disposição dos consumidores a lista atualizada de preços dos medicamentos.

O aumento deve refletir nos preços de aproximadamente 10 mil medicamentos.

O reajuste ocorre anualmente, a partir de 31 de março, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que  consumidor deve pesquisar em sites ou lojas físicas para encontrar remédios com descontos e promoções, além disso deve denunciar quem estiver comercializando com preços abusivos.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcello Casal

Related posts

GACC-Bahia e Arena Fonte Nova juntos na 4ª edição da Feijoada do Amor

Fulvio Bahia

Agentes da Transalvador participam de mutirão de doação de sangue na Fundação Hemoba nesta terça (26)

Fulvio Bahia

“Investir nas agroindústrias familiares é ampliar as oportunidades no campo”, destaca Jerônimo na primeira agenda de 2025

Fulvio Bahia

1 comentário

Angélica Bessa abril 2, 2023 at 4:45 am

O amor venceu!

Responder

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais