BrasilGoverno Federal

Governo Federal retoma oito conselhos como ferramenta de participação social

Estruturas permitem a formulação e aplicação de políticas públicas em parceria com representantes da sociedade civil organizada

O Governo Federal anunciou a instituição oficial, a reestruturação e a atualização de diretrizes de trabalho de mais oito conselhos de perfil social.

A retomada dos conselhos está vinculada ao compromisso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu com movimentos da sociedade civil, de estabelecer uma gestão talhada ao diálogo, capaz de ouvir todas as vozes para a formulação e aplicação de políticas públicas.

Em evento no início do ano (31/1), Lula já havia assinado decreto que instituiu o Conselho de Participação Social. De lá para cá, vários outros conselhos foram restabelecidos e tiveram as atividades retomadas.

No fim de fevereiro (28/2), houve a reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), essencial para a formulação e aplicação de políticas de combate à fome.

“Quando a gente confia no povo e permite que o povo decida a política que vamos implementar, a certeza do sucesso é real. Só assim a gente garante que a política seja um instrumento de pensamento, de construção e de execução para cuidar do combate à fome e à miséria”, disse o presidente Lula naquela ocasião. 

Os decretos publicados se referem aos seguintes conselhos:

» Conselho Nacional da Juventude

» Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

» Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

» Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

» Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas

» Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial

» Conselho Nacional dos Direitos de Pessoas Idosas

» Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais

A importância desses fóruns reside na capacidade intersetorial de construção e avaliação de políticas públicas, como ferramentas colegiadas de composição mista (governo, movimentos sociais e sociedade civil). Com os conselhos, a cidadania é efetivada como realidade. O estatuto, a eleição dos integrantes, a periodicidade de encontros e os modelos de discussões variam entre conselhos.

Fonte: GOVBR | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Related posts

Conselho de incentivo à Cultura aprova execução de R$ 352 milhões em projetos pela Lei Rouanet

Fulvio Bahia

Caminhos da Reportagem aborda maternidade atrás das grades

Fulvio Bahia

Desemprego recua para 8,0% no segundo trimestre

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais