CiênciaDrogasGoverno FederalInclusão SocialPesquisasSaúde

Governo lança edital de R$ 15,5 milhões de apoio à pesquisa sobre políticas de drogas

A CAPES e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), lançaram o Programa de Apoio à Cooperação Acadêmica (Procad) – Políticas sobre Drogas que apoiará com R$ 15,5 milhões até dez projetos de pesquisa.

A iniciativa se estrutura em cinco eixos: Prevenção ao uso problemático de drogas, Novas substâncias psicoativas, Gestão do conhecimento sobre drogas, Políticas sobre drogas e segurança pública, e Impactos das Políticas sobre Drogas entre negros, indígenas, mulheres e outros grupos vulnerabilizados.

O objetivo do Governo Federal é aprimorar as políticas sobre drogas a partir do intercâmbio de conhecimento e integração entre órgãos governamentais, academia e sociedade civil, e favorecer a construção de políticas públicas e a inovação baseadas em evidências, além de incentivar a formação de pesquisadores especializados nesse campo no Brasil. 

Edital

As propostas contempladas podem receber bolsas de iniciação à extensão, mestrado, doutorado e pós-doutorado em nível nacional, e professor visitante e sanduíche, no âmbito internacional, além de apoio em capital fixo. O projeto tem a previsão de financiamento por cinco anos e deve ser realizado em parceria com outras instituições e centros de pesquisa, fomentando o trabalho acadêmico em rede.

As propostas devem ser submetidas à Capes até o dia 5 de julho, exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico, disponível neste link. https://inscricao.capes.gov.br/individual. 

Para fomentar a descentralização regional da produção científica, programas proponentes sediados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão pontuação especial. Além disso, o edital prevê a reserva de vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, quilombolas, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, e terá como um de seus critérios de avaliação a apresentação de ações afirmativas no âmbito dos programas proponentes.  Acesse o edital AQUI.

Fonte: Cannabis Medicinal
Foto: Agência Brasil

Related posts

Sempre realiza projeto Empreender é com Elas, para profissionalizar mães de filhos com deficiência

Fulvio Bahia

Fapesb lança edital para apoio a publicações científicas e tecnológicas

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura otimiza fluxo de assistência aos autistas no município

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais