BahiaJustiça

Investigada, ex-presidente do TRT-BA é aposentada pelo CNJ

Ex-presidente e outros desembargadores eram investigados por esquema de venda de decisões judiciais e tráfico de influência na BA

A ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), Maria Adna Aguiar, foi aposentada compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em votação que aconteceu na última terça-feira (09). Segundo o g1, ela e outros magistrados são investigados por esquema de venda de decisões judiciais e tráfico de influência na Bahia.

O desembargador Noberto Frerichs e Washington Pires Riberio, receberam a mesma punição, enquanto que os magistrados Esequias Oliveira e Maria das Graças Boness tiveram punições classificadas pelo CNJ como censura. Ainda segundo o g1, o CNJ informou que os magistrados punidos com a pena de censura não podem entrar em lista de promoção por merecimento durante um ano, a partir da imposição da pena.


		Investigada, ex-presidente do TRT-BA é aposentada pelo CNJ
Desembargadores que receberam punição do CNJ. Foto: Tribunal Regional do Trabalho

Em nota, o TRT-5 informou que ainda não foi intimado oficialmente pelo CNJ e que o Tribunal vai se manifestar oportunamente. De acordo com o g1, os cinco magistrados eram investigados pela Polícia Federal através da Operação Injusta Causa, que foi deflagrada em 2019.

Foi em 2019 que agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão nos gabinetes dos desembargadores. Ainda neste ano, eles foram julgados pela CNJ que determinou os respectivos afastamentos.

Porém, todos voltaram às atividades em maio de 2020, após a determinação do próprio CNJ. Em janeiro de 2021, o ex-presidente do TRT foi afastado pela segunda vez de suas funções depois de responder a uma ação civil de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF).

Fonte: iBahia | Foto: Divulgação / TRT5-BA

Related posts

Governo do Estado discute implantação da Política de Cuidados com Ministérios das Mulheres e do Desenvolvimento Social

Fulvio Bahia

Justiça Eleitoral suspende pesquisa em Lauro de Freitas por indícios de irregularidades

Fulvio Bahia

Primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa começa nesta segunda-feira (1º)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais