A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), enfatizou a relevância da campanha Maio Laranja, que visa conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
De acordo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), os crimes sexuais contra os menores apresentaram altas expressivas, superiores a 15%. Embora o relatório aponte uma redução de 2,6% no número de mortes de crianças e adolescentes no país, caindo de 2.556 em 2021 para 2.489 em 2022, é preocupante o aumento de 15,3% nos casos de estupro e de 16,4% na exploração sexual.
“Os dados divulgados reforçam a urgência de ações efetivas para proteger nossas crianças e adolescentes desses abusos tão cruéis. A campanha Maio Laranja é um instrumento poderoso para sensibilizar a população e mobilizar esforços no sentido de prevenir e punir esses crimes hediondos”, disse.
A republicana destacou ainda a importância da mobilização de todos os setores da sociedade para enfrentar esse desafio: “É fundamental que governos, instituições, famílias e toda a comunidade se unam nessa luta pela proteção das nossas crianças e adolescentes. O Maio Laranja é uma oportunidade para reforçarmos nosso compromisso com o futuro e a segurança das gerações que estão por vir.”
Fonte / Foto: ASCOM Ver Ireuda Silva – Republicanos