Câmara Municipal de SalvadorPolíticaViolênciaViolência contra crianças e adolescentes

Ireuda Silva faz apelo por mais proteção às crianças e adolescentes durante o Maio Laranja

A presidente da Comissão de Defesa dos Diritos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), chamou a atenção para os alarmantes índices de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil e, especialmente, na Bahia. A fala foi realizada em alusão ao Maio Laranja, mês de conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de menores.

Ireuda destacou que, em 2023, o Brasil registrou mais de 83 mil casos de estupro, sendo 76% contra vulneráveis — ou seja, vítimas sem capacidade de consentir ou resistir à violência. “Estamos falando de sete estupros de crianças e adolescentes por hora. Uma realidade brutal e inadmissível”, declarou a vereadora.

Na Bahia, o cenário também é grave. Dados do Ministério dos Direitos Humanos revelam que, somente em 2024, já foram registradas 13.740 denúncias de violações contra vítimas infantojuvenis no estado. Até o dia 5 de maio deste ano, o Disque 100 já havia recebido 568 denúncias de estupro de vulnerável na Bahia, colocando o estado entre os cinco com maior número de casos no país.

“Não podemos aceitar essa realidade como algo normalizado. Isso é inaceitável! Cada número representa uma infância destruída, um trauma profundo, uma vida marcada pela dor e pela violação de direitos fundamentais”, afirmou Ireuda.

O Maio Laranja é uma iniciativa nacional que visa mobilizar a sociedade em torno da prevenção e do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A campanha inclui ações educativas, rodas de conversa, debates e divulgação de canais de denúncia como o Disque 100.

Fonte / Foto: Ascom ver Ireuda Silva – Republicanos

Related posts

Especialista diz que diálogo é forma de prevenir abuso sexual infantil

Fulvio Bahia

Prefeitura sanciona lei da CMS que determina a distribuição gratuita de sacolas recicláveis

Fulvio Bahia

Comissão aprova projeto que proíbe distribuição de animais em eventos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais