BahiaBrasilCapacitaçãoJustiçaMulherNordeste

IV Conferência Estadual da Mulher Advogada discute caminhos para transformar o mundo

Pela primeira vez em nove anos, evento será realizado pela OAB Bahia com uma mulher à frente da presidência. A conferência acontece nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Convenções de Salvador

“Um evento para discutir caminhos para transformar o mundo”. Essa é a definição da presidenta da OAB Bahia, Daniela Borges, para a IV Conferência Estadual da Mulher Advogada, que acontece nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Convenções de Salvador. Pela primeira vez em nove anos, o evento será realizado pela seccional com uma mulher à frente da presidência, além de uma diretoria predominantemente feminina.

Promovida pela OAB Bahia a cada três anos, a Conferência surgiu como parte do plano de política de valorização da advocacia feminina na Bahia. Desde então, o evento ganhou notoriedade e, atualmente, é um dos maiores do país. Este ano, a Conferência, que tem uma expectativa de público de 1,5 mil pessoas, contará com a abertura da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia. As inscrições estão abertas no Sympla.

Para fomentar a discussão dos caminhos para mudar o mundo, o encontro abordará, este ano, uma série de questões ligadas à pluralidade e à responsabilidade social, trazendo marcadores temáticos que estarão presentes nos mais de 20 painéis do evento, como igualdade de gênero e de raça, sustentabilidade e meio ambiente, políticas públicas, promoção da igualdade social e participação nos espaços de poder.

“Nós somos diversas e partimos de lugares completamente diferentes. Questões como essas, portanto, como igualdade de gênero e raça, são essenciais, porque estão intrinsecamente ligadas à construção da nossa pluralidade e das nossas experiências. Daí a importância da criação desses marcadores no encontro”, explicou Daniela.

Ela destacou, ainda, que, apesar de ser organizado por advogadas, o evento busca estimular a participação de outras mulheres e homens na construção de novos caminhos. “A conferência não é restrita à mulher advogada. Qualquer pessoa, independente de gênero, que queira ver a transformação acontecer pode participar deste evento. Para isso, montamos uma programação bastante diversa, com uma série de temas que vão além do mundo jurídico”, explicou.

Mulheres Plurais –  Entendendo a dificuldade da mulher de conciliar a participação no evento com as atividades maternas, a conferência apresentará importantes novidades este ano. “Para as mães que precisarem levar os filhos ou que precisem amamentá-los durante a conferência, serão oferecidos alguns novos espaços, como o Espaço Kids, Espaço Amamentação e Fraldário. São conquistas históricas para o evento, que refletem nossa preocupação com a pluralidade das demandas de nossas palestrantes e participantes”, destacou Daniela.

A pluralidade está representada, também, na escolha dos painéis, que abordarão temas como “Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social” e “Desafios e Oportunidades para as Mulheres na Sociedade Contemporânea”, e na diversidade de palestrantes. À frente dos dois dias de evento, estarão cerca de cem mulheres, entre elas, mães, indígenas, portadoras de deficiência, mulheres trans, advogadas que moram no interior e defensoras dos direitos humanos.

“Isso é para mostrar que, mesmo com todas as nossas diferenças, nós nos encontramos em um mesmo ponto, que é o fato de sermos mulheres e de lutarmos contra os mesmos obstáculos, que são o machismo, a misoginia e a falta de políticas públicas e de oportunidade”, explicou a presidenta da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB Bahia, Renata Deiró.

Com opinião semelhante, a presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB Bahia, Daniela Portugal, reforçou a importância da união feminina e disse que a Conferência servirá para pensar a pluralidade das mulheres em sua construção no tempo. “Discutiremos o caminho que foi percorrido por tantas mulheres até que chegássemos aqui, neste evento, que repensa a própria condição feminina”, disse.

Também reforçando a importância da pluralidade feminina, a vice-presidenta da Comissão da Mulher Advogada, Lorena Peixoto, falou que, ao tratar sobre a diversidade, a conferência tem o papel de fazer compreender que, para se garantir a igualdade material e materializá-la na prática, é necessário dar voz, vez, espaço e escuta para que todas as pessoas tenham oportunidade.

SERVIÇO

O Quê: IV Conferência Estadual da Mulher Advogada
Realização: OAB Bahia
Quando: 22 e 23  de julho de 2024
Onde: Centro de Convenções de Salvador (Salvador/BA), bairro Boca do Rio.
Ingressos: R$ 60,00 – Passaporte individual para os dois dias
Inscrições abertas:  Sympla

Fonte: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto: Divulgação

Related posts

STF proíbe desqualificação de mulher vítima de violência sexual

Fulvio Bahia

SecultBa divulga resultado final de habilitação de editais da Paulo Gustavo Bahia

Fulvio Bahia

Basquete: Com indicação da CBB junto à FIBA, Wlamir Marques é induzido ao Hall da Fama

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais