Ação SocialCampanhaMunicípiosViolência contra crianças e adolescentes

Juazeiro: Prefeitura realiza programação voltada ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no projeto “Faça Bonito”

A programação do Faça Bonito inicia neste sábado (13) com uma conversa com pais e responsáveis no Auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) sobre a temática.

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), montou uma programação voltada ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que envolve toda a sociedade e instituições ligadas a este público. A programação integra a Campanha ‘Faça Bonito’ que este ano faz alusão aos 23 anos de mobilização ao 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso eà Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial da Sedes, Sandra Faustino, a campanha é uma luta pelos direitos de crianças e adolescentes. “Uma conquista que demarca a luta pelos direitos da criança e do adolescente no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Este ano, temos ainda como marco os 50 anos o assassinato da menina Araceli Crespo, o que nos mobiliza a seguir construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade”, disse Sandra.

A programação do Faça Bonito inicia neste sábado (13) com uma conversa com pais e responsáveis no Auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) sobre a temática. A partir do dia 15 até o final do mês de maio, as equipes do Centro POP, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar realizarão palestras sobre a temática do 18 de maio nas escolas da sede e do interior do município. Durante a semana do 18 de maio também haverá palestra para gestores de escolas municipais, ciclos formativos, blitz educativa e rodas de conversa nos residenciais sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além da grande caminhada no Dia 18 de Maio. “Para a nossa caminhada estamos fazendo mobilização com a rede municipal, estadual, escolas particulares e as Secretarias de Educação, Saúde e Social, CSTT, SESP, ONG Acari e comunidade geral”, disse Sandra.

18 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000. A data é resultado de uma conquista dos órgãos de defesa da criança e do adolescente e lembra o caso da menina Araceli Cabrera Sánches Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, no Espírito Santo, quando tinha apenas 8 anos.

Programação

13/05- Participação na roda de conversa com responsáveis /pais dos alunos.
Local: Auditório Seduc
Horário: 8h

15/05 a 31/05- Palestras nas escolas municipais (sede e interior), técnicos do CREAS, Centro POP e Conselho Tutelar.
15/05- Palestra com gestores municipais, participação do CREAS e ACARI (Petrolina).
Local: Auditório UniFTC – Juazeiro
Horário: 14h

16/05- Ciclo Formativo para os profissionais da sede
Local: Auditório UniFTC – Juazeiro
Horário: 9h

17/05- Blitz educativa no Mercado do Produtor com CRAS e CREAS
Horário: 9h

18/05- Grande Caminhada do FAÇABONITO (Concentração ao lado da Praça Dedé Caxias, encerramento na Orla II)
Horário: 15h

Participação na Blitz do Conselho Tutelar
Horário: 19h

25/05- Roda de conversa nos
Residenciais I, II e III
Horário: 19h

31/05- Encerramento da campanha com palestra e caminhada no distrito de Juremal
Horário: 14h 

Fonte / Imagem: SECOM PMJ

Related posts

Juazeiro: Prefeitura inicia Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher e tem aprovação dos alunos e professores

Fulvio Bahia

Alagoinhas: Prefeitura terá ponto facultativo na sexta-feira (08)

Fulvio Bahia

Andaraí: Meu Primeiro Equipamento realizou os sonhos de andaraienses da sede e zona rural

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais