BahiaCâmara dos DeputadosCiênciaPolítica

Lídice participa do lançamento do Brasil Criativo, política nacional voltada para as diretrizes da Economia Criativa

Presidente da Frente Parlamentar Mista da Economia Criativa, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) foi convidada de honra do evento realizado no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (7), onde foram lançadas, pelo Ministério da Cultura, as diretrizes da Política Nacional de Economia Criativa, intituladas Brasil Criativo. Ela foi a única parlamentar a falar durante a mesa de abertura do encontro, que contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do secretário de Economia Criativa do Minc, Enilton Menezes, da secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, Danielle Barros, da ex-ministra Ana de Holanda, da coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, além de Rodrigo Rossi, da Organização dos Estados Iberoamericanos, a atriz Cissa Guimarães e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio, Leonardo Edde .

Segundo o Ministério, a iniciativa vai contribuir para o reconhecimento e a consolidação do setor como uma estratégia de qualificação do desenvolvimento social, econômico, ambiental, político e cultural do Brasil.
As diretrizes da Política foram elaboradas de forma colaborativa, com ministérios parceiros, secretários e dirigentes de estados e municípios.

Lídice explicou que o tema sensibiliza o Congresso Nacional, mas não é uma realidade de compreensão objetiva. “Para fazermos mudar isso, estamos numa parceria com a UFBA, realizando um seminário coordenado pelo OBEC, que acontecerá dias 16 e 17, com apoio e patrocínio dos Ministérios da Cultura, da Pequena e Microempresa, onde vamos discutir o projeto de Lei da Economia Criativa. Quando colocamos a ideia de fazer uma Lei, isso representa um impulso para debater o tema na Câmara. Não é um debate fácil, juntar um conceito de Economia, com resultados objetivos e metas estabelecidas à criatividade, que é a liberdade total de pensar, transformando num produto só”, explica.

Para a parlamentar baiana, é preciso ter uma cadeira sobre Economia Criativa nos cursos de Economia e nas áreas da Cultura. “É um desafio levar isso à diante. Precisamos atrair aliados dentro do parlamento para fazer com que essa discussão avance”, completa.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lembrou que o Plano é uma ideia que começou a ser construída desde o primeiro governo do presidente Lula, que agora se concretiza. O Ministério da Cultura, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos, realiza também nesta quinta e sexta-feira o Seminário de Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América.

Fonte / Foto: ASCOM dep Lídice da Mata

Related posts

Organizações da sociedade civil têm até dia 7 de outubro para apresentarem propostas para os Coletivos Bahia Pela Paz

Fulvio Bahia

Fórum Baiano de Economia Aplicada tem inscrições abertas

Fulvio Bahia

Governo anuncia criação de ronda para combater a intolerância religiosa na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais